preload

Storytelling: Estratégia focada no emocional para vender uma ideia

Por ZOOM Comunicação

Postado em 31/01/2020

Há séculos, usamos a comunicação para criar histórias.

Storytelling é um termo em inglês. “Story” significa história e “telling”, contar. Mais que uma mera narrativa, Storytelling é a arte de contar histórias com técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível.

Todavia, contar uma boa história significa gerar identificação com o seu público-alvo e construir bons relacionamentos. A estratégia é usada, principalmente, pelo marketing de conteúdo. Além disso, processo se destaca pela capacidade de estreitar relação entre uma marca e seu consumidor final.

É um ótimo aliado para compartilhar ideias, conhecimentos e demais interesses pela narrativa.

Contar histórias é uma arte extremamente relevante

A proposta de elaborar narrativas interessantes é cativar e converter uma audiência. Por vezes, grandes empresas usam o artifício do humor e apelo emocional, o que quase sempre funciona. É preciso vender uma ideia de antemão, um sentimento, para, em seguida, garantir a venda do produto ou serviço.

Entretanto, é preciso cautela, quando se trata de histórias, como forma de atração. Entenda seu cliente, estudando seus interesses e afeições. Um enredo interessante é a soma de diversos fatores muito bem alinhados.

A ação inclui vocabulário adequado, enredo inteligente e provocativo.Além de,  personagens representando anseios, dores, a realidade daqueles que receberão a mensagem em questão  e suporte visual  como imagens, ilustrações, vídeos e similares – compondo uma colcha de retalhos capaz de emocionar, entreter e persuadir a sua persona.

Porque essa estratégia é importante

Um case de sucesso para análise e estudo é a Coca-Cola por criar uma atmosfera motivacional. A empresa vende felicidade e o desejo de revolução pessoal leva o seu produto, até mesmo, para pessoas que admitem os malefícios do refrigerante à saúde.

O fenômeno Coca-Cola gera diariamente milhões de compartilhamentos e de citações sobre as peças criadas para os mais diversos meios digitais. Um processo que evangeliza o consumidor final e propaga a marca mundialmente. Quem nunca se emocionou ao assistir aos comerciais natalinos da Coca-Cola?!

Os anúncios são exemplos de storytelling em sua mais pura essência! Ao contar uma história, você desperta gatilhos mentais no público. Logo, o processo é totalmente emocional, influenciando na decisão das pessoas.

 

Podemos dizer que o storytelling é um processo persuasivo, estimulando as pessoas a fazerem negócio com você e também passarem a ter a sua marca como referência.

 

Veja também: Qual a importância de manter a frequência em publicação de vídeos nas redes sociais?

Tags:, ,
Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

Dicas ZOOM para utilização de SEO

Dicas de SEO para te Ajudar na Estratégia de Marketing de Conteúdo

In home, Posts
Posted on abr 16 2021 at 17:42

Muitos empresários e comunicadores estão completamente perdidos em relação ao buscando dicas de SEO, a [...]

Read More
Dicas ZOOM de SEO para Links

SEO para Links: 5 Dicas Essenciais

In home, Posts
Posted on abr 16 2021 at 17:42

Nós já falamos sobre a importância do SEO em nosso blog e hoje, queremos falar [...]

Read More
Ao criar conteúdo para um blog empresarial, estruture o texto para otimizar a experiência do usuário com uma leitura dinâmica

Leitura Dinâmica na Produção de Conteúdo para Web

In home, Posts
Posted on abr 12 2021 at 17:24

Quando pensamos em produção de conteúdo para web, não tem como não pensar no blog [...]

Read More