preload

SEO incrementa estratégias de Marketing de Conteúdo

Por ZOOM Comunicação

Postado em 30/10/2019

SEO é o  queridinho do momento. Isso significa que, além de contribuir com a produção de um conteúdo de qualidade, requer atenção com as regras do Google para aparecer nas primeiras posições.

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, ou seja, “Otimização para mecanismos de buscas” que, no Brasil, também é conhecido como “Otimização de Sites”.  Sendo  o processo para ficar bem posicionado em mecanismos de busca, como o Google, de forma “natural”, “orgânica” ou “gratuita”. Além disso, o SEO gera reputação para a marca, tráfego e vendas.

 

Como utilizar SEO nos conteúdos?

Em primeiro lugar, tenha em mente que o algoritmo do Google é extremamente inteligente e identificará qualquer tentativa para burlar as regras. Um site bem posicionado requer uma boa indexação e conteúdo de qualidade para proporcionar uma melhor experiência ao consumidor. O seu site é relevante se for, de fato, o melhor resultado para uma determinada pesquisa.

Além disso, o disputado Google valoriza a qualidade e quantidade e você deve investir em matérias (no caso de blog) extremamente informativas com, no mínimo, 300 caracteres.

É fundamental entender como o Google funciona para elaborar uma estratégia eficiente de SEO.

As buscas nesse mecanismo são divididas em dois grupos: resultados orgânicos (gratuitos) e os que são pagos.

 

E os bots (robôs) do Google?

Os robôs do Google funcionam como rastreadores, buscando páginas na internet. Além de  “ler” o conteúdo disponível nos servidores do Google.

Dessa forma, todo o conteúdo fica organizado e bem segmentado para proporcionar os melhores resultados às pesquisas  dos usuários sobre um termo específico.

O Google não valoriza os sites da mesma forma que o usuário. Quando se pensa em visibilidade para os mecanismos de busca, é fundamental lembrar que, os robôs não conseguem visualizar javascript e imagens. Apenas texto e código.

Ao estruturar o seu site ou blog post com imagens, deve-se trabalhar bem o texto alternativo (alt text) de cada uma delas, colocando uma descrição completa para auxiliar os robôs a entenderem  o conteúdo daquela figura.

Quando não se foca em texto alternativo para as imagens, o Google acaba considerando esses espaços como furos. É como se toda essa área das imagens fosse um fundo branco, sem conteúdo relevante para os leitores.
Lembre-se que um bom texto alternativo em imagens também ajuda em questões de SEO e ranqueamento.

 

Veja também: Invista em produção audiovisual

Tags:, ,
Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

Dicas ZOOM para utilização de SEO

Dicas de SEO para te Ajudar na Estratégia de Marketing de Conteúdo

In home, Posts
Posted on abr 16 2021 at 17:42

Muitos empresários e comunicadores estão completamente perdidos em relação ao buscando dicas de SEO, a [...]

Read More
Dicas ZOOM de SEO para Links

SEO para Links: 5 Dicas Essenciais

In home, Posts
Posted on abr 16 2021 at 17:42

Nós já falamos sobre a importância do SEO em nosso blog e hoje, queremos falar [...]

Read More
Ao criar conteúdo para um blog empresarial, estruture o texto para otimizar a experiência do usuário com uma leitura dinâmica

Leitura Dinâmica na Produção de Conteúdo para Web

In home, Posts
Posted on abr 12 2021 at 17:24

Quando pensamos em produção de conteúdo para web, não tem como não pensar no blog [...]

Read More