preload

Persona: o que é como criá-la de forma estratégica

Por ZOOM Comunicação

Postado em 19/12/2018

Muito provavelmente, você já sabe definir o público-alvo do seu negócio, mas sabe como chegar às personas? Há quem diga que são sinônimos, todavia, é importante entender que são duas coisas distintas.

A persona é um personagem semi-ficcional do cliente ideal do seu empreendimento. O objetivo é entender melhor os problemas e desafios do seu consumidor. A persona permite mapear futuras estratégias para sua marca.

Como elaborar a persona perfeita?

As pesquisas são importantes para essa elaboração. Você pode investir em um formulário de perguntas e divulgar nas mídias sociais para entender como o seu cliente age durante o processo de compra. É possível e aconselhável levantar o máximo de dados dos clientes atuais e futuros. Faça o levantamento dos dados demográficos, hábitos e costumes dos usuários. Segue exemplo de questionário:

 

Sobre o trabalho
O que você faz no trabalho?
Como é sua rotina no trabalho?
Quais ferramentas que você usa no cotidiano?

Sobre a empresa
Qual o segmento do seu negócio?
Quantos funcionários sua empresa tem?

Sobre os objetivos da persona
Quais são seus objetivos?
Como você pretende alcançá-los?

Sobre a maneira como ela busca informações
Quais são as principais revistas, jornais, sites e blogs que você se informa?
Como você procura aprender mais sobre seu trabalho?

Informações pessoais
Qual é o seu grau de instrução?
Como você chegou até seu patamar profissional?

 

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

A persona é um fragmento do público- alvo. Entretanto, ela é como um “zoom” desse público, permitindo observar mais detalhes e informações. Enquanto o público alvo é dotado de informações demográficas e socioeconômicas mais genéricas, a persona tem características mais específicas e pessoais.

 

A partir de agora é só começar a construir sua persona e atingir o público correto.

 

Veja também: Funil de vendas: Saiba como obter leads qualificados com essa estratégia

Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

gestão de redes sociais

Porque investir em gestão de redes sociais de qualidade

In home, Posts
Posted on maio 13 2020 at 12:29

Há quem acredite que a gestão de redes sociais é uma boa frequência de postagem, [...]

Read More
google ads

Motivos para investir em Google Ads

In home, Posts
Posted on abr 28 2020 at 10:56

O investimento em Google Ads (ou Google Adwords) é sinônimo de resultados, mas o que [...]

Read More
seo

SEO: Dicas práticas para aumentar alcance orgânico

In home, Posts
Posted on abr 16 2020 at 16:06

SEO é o conjunto de técnicas para aumentar o ranking do seu site com ummelhor posicionamento [...]

Read More