preload

Leitura dinâmica X Produção de conteúdo

Por ZOOM Comunicação

Postado em 12/08/2019

A leitura dinâmica é a prática de ler até três vezes mais rápido que o convencional, por meio de métodos de leitura em blocos e análise dos conteúdos por escaneamento visual.

A exposição diária a milhares de informações requer um processamento de forma rápida.  Então,  é quase uma questão de sobrevivência, assim como produzir conteúdos para atrair e engajar o público.

Mas, como produzir textos para a web que facilitem a leitura dinâmica? Confira as dicas abaixo:

 

Primeiro, deve-se falar sobre escaneabilidade

Escaneabilidade é a técnica para otimizar o conteúdo e facilitar a experiência do usuário no momento da leitura.

Além disso, a prática também tem grande influência no posicionamento do site junto aos principais mecanismos de busca.

 

Boas Práticas de escaneabilidade

A produção de um conteúdo amigável depende do tamanho do texto e do emprego de diversos recursos, como subtítulos, formatação, hiperlinks, além de, recursos visuais.

Tamanho do texto

O tamanho do texto não pode ser um obstáculo para a leitura. Isso, porque deve ser usado para atrair a atenção do leitor. Mas, é importante optar sempre por períodos e parágrafos curtos.

Legendas

O subtítulo deve apresentar os tópicos mais importantes do texto para o leitor saber exatamente as informações que encontrará. Mas, lembre-se que, muitas vezes, antes de iniciar a leitura, o cliente “passará os olhos” para avaliar se o conteúdo vale a pena.

Então, o ideal é que um texto produzido para a web tenha 3 subtítulos, no mínimo.

 

Técnicas de formatação

As técnicas de formatação proporcionam um conteúdo mais dinâmico e atraente. Confira os recursos que podem ser utilizados:

   – Listas: sempre que possível, substitua o texto corrido por listas que facilitarão a compreensão da mensagem

  – Negrito: é uma boa opção para destacar as palavras-chave no texto

  – Alinhamento à esquerda: a concentração do leitor em uma página costuma ser do canto superior esquerdo para a direita. O texto deve seguir esse modelo para contribuir com a permanência do cliente na leitura

 

Recursos visuais

O potencial transmidiático da internet pode e deve ser aproveitado. Logo, a inclusão de fotos, imagens, vídeos e infográficos “suavizam” o conteúdo e diminui a monotonia, tornando-o mais “vivo”.

 

Como avaliar o nível de escaneabilidade?

Após executar esses passos, você pode ficar curioso para saber se o seu conteúdo está satisfatório para a leitura de seu público.

Para descobrir o nível de qualidade do conteúdo, vale utilizar ferramentas de análise como plug-ins disponibilizados em algumas plataformas de gestão de conteúdo. Além disso, faça análise da quantidade de acessos às páginas do blog, taxa de rejeição, índice de cliques e tempo de permanência no site.

Quer aprender mais? Continue nos acompanhando.

Veja também:

Marketing de Influência e o fim dos likes

Tags:, ,
Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

Assessoria de imprensa: como funciona?

Como funciona uma assessoria de imprensa?

In home, Posts
Posted on jul 28 2020 at 15:05

Nos jornais e programas de televisão, sempre assistimos matérias sobre a inovação de uma empresa [...]

Read More
home office

Como contratar um colaborador para home office adequado

In home, Posts
Posted on jul 21 2020 at 13:07

Considerando o cenário de pandemia no Brasil, infelizmente vai demorar um pouco até tudo voltar [...]

Read More

Vantagens de fazer um curso de redes sociais online

In home, Posts
Posted on jul 13 2020 at 09:43

Não importa se você está há anos no mercado de trabalho ou entrando na faculdade [...]

Read More