preload

Invista em gerenciamento de redes sociais de forma estratégica

Por ZOOM Comunicação

Postado em 11/02/2020

Se você acredita que um bom gerenciamento de redes sociais se resume à programação de posts, está na hora de rever sua estratégia. Uma gestão de qualidade está ligada a vários fatores.

Trabalhar com redes sociais exige planejamento, análise de dados e expertise em produção de conteúdo direcionado. Além disso, é necessário vender. Quando se considera somente as métricas da vaidade, é possível provocar algumas risadas, mas  não são um combustível para o negócio.

Número de likes, comentários, curtidas e visualizações (os famosos números da vaidade) são importantes, pois representam forte construção da marca. Mas, SOZINHOS não fazem sentido.

Confira algumas dicas

redes sociais

Defina um objetivo

O Facebok é a maior rede social do mundo com 130 milhões de usuários no Brasil. Ela possui um algoritmo que aumenta o alcance, conforme as interações dos usuários. O Instagram é um dos aplicativos queridinho do público brasileiro, com 57 milhões de usuários. Agora, imagina esse grande público trabalhando organicamente para sua marca. Seria incrível, não é?!

Portanto, é preciso pensar estrategicamente sobre como e o que você quer vender nas redes sociais, seja um produto ou serviço. Ter um perfil, mas não saber o que fazer é como entrar em um navio sem saber o destino da embarcação. E, pode apostar que, quase sempre, essa aventura não garante bons resultados.

Sendo assim, pense em um objetivo tangível, como por exemplo: “Aumentar em XX% as vendas do mês”, ou “Conseguir XX cadastros novos no site”. Sempre pense em uma meta que consiga mensurar no fim do mês.

 


Defina sua persona

Saber com quem está falando é fundamental para o sucesso. Além de definir um público-alvo, pesquise e crie a sua persona.  Após definir o seu objetivo, é hora de pensar para quem quer direcionar todo o conteúdo da sua comunicação.

Passar por esse processo é crucial.


Comunicação é a alma do gerenciamento de redes sociais

Objetivo está OK,  a persona está OK e você está no caminho certo. Seguindo essa linha, é preciso definir o tom da sua comunicação. A sua linguagem varia de acordo com seu público e serviço.

É incrível ver como a Netflix, por exemplo, se comunica de forma informal e divertida com os seus seguidores, usando GIFs e imagens engraçadas. E é possível que isso gere um resultado positivo para a empresa e que cada vez mais pessoas se tornem fãs da marca, certo? Depende!

Para algumas empresas, esse estilo de gerenciamento de redes sociais pode não fazer tanto sentido. Por exemplo, se a sua empresa tiver um perfil mais formal internamente e uma comunicação mais formal com os seus clientes, usar essa comunicação informal e engraçada nas redes sociais pode dar a impressão de que não há autenticidade.


Monitore sempre

O monitoramento é uma fase de extrema importância dentro do gerenciamento de redes sociais. Afinal, esse processo permite a você mensurar se o seu conteúdo está gerando bons resultados para sua marca.

As métricas como o Engajamento e o Alcance das publicações, fornecidas pelo Facebook, Twitter e LinkedIn, são essenciais para  a construção de novas ideias sobre o tipo de conteúdo veiculado.

Por exemplo, se você observar que o número de fãs da sua página e o alcance das suas publicações continua aumentando, mas que o tráfego no seu site, decorrente das redes sociais, está cada vez menor, comparado às impressões das publicações que só aumentam, é possível que alguma coisa na sua publicação não esteja dando resultado – por exemplo, o tipo de descrição ou a imagem.

Em outro caso, se o tráfego no seu site está aumentando, mas o número de conversões dentro do seu site não tem o mesmo comportamento, pode ser o tipo de conteúdo ou a sua Landing Page que está com algum problema.

 

Agora que você entende a diferença entre gerenciamento de redes sociais e programação avulsa de posts, está na hora de investir de forma eficiente em sua marca! Vamos conversar: contato@zoomcomunicacao.com.br

Tags:, ,
Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

curso redes sociais

6 motivos para investir em um curso de redes sociais

In home, Posts
Posted on fev 21 2020 at 15:35

Se você trabalha com comunicação ou está em formação, já pensou em ampliar suas possibilidades [...]

Read More
vídeo para redes sociais

Como produzir seu primeiro vídeo para redes sociais

In home, Posts
Posted on fev 17 2020 at 12:23

O conteúdo audiovisual é o recurso mais atraente para garantir engajamento nas redes sociais. Um [...]

Read More

Storytelling: Estratégia focada no emocional para vender uma ideia

In home, Posts
Posted on jan 31 2020 at 09:34

Há séculos, usamos a comunicação para criar histórias. Storytelling é um termo em inglês. "Story" [...]

Read More