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Introdução ao SEO: o que é e pra que serve?

Por ZOOM Comunicação

Postado em 20/12/2019

Se você navega pelo mundo do marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO. O processo é de grande importância para quem produz conteúdo on-line.  Sendo cada vez mais estudado e adotado por quem quer se destacar nas plataformas de busca. Entretanto, se você ainda não sabe o que é, ou se sabe e quer saber mais, ou mesmo se você nunca ouviu nada sobre isso, esse texto é pra você!

 

Afinal, o que é SEO?

Desde a criação da internet, logo apareceram os sites de busca para facilitar o cotidiano do internauta. No começo, quando se buscava alguma palavra ou termo em um desses sites, os resultados apareciam em ordem alfabética. Contudo, uma nova geração de buscadores gerou  a novidade dos resultados organizados por relevância.

A relevância é definida pelos algoritmos que, de forma bem simplificada, representam os passos necessários para se realizar uma tarefa. Os algoritmos seguem uma sequência de comandos pré-definidos para determinar quais sites são mais relevantes que outros.  Portanto, devem aparecer primeiro, quando determinado termo ou palavra é buscado através do site.

No caso do Google, o buscador mais famoso,  essa sequência de comandos é determinada por elementos escolhidos, definindo  que tipo de conteúdo é realmente bom. Os  fatores não são relevados pela empresa, mas ao longo do tempo foi possível descobrir algumas práticas que contribuem para o bom posicionamento dos sites.

Logo, SEO é a sigla para Search Engine Optimization, traduzindo, otimização pra mecanismos de busca, ou seja, as práticas que podem ser adotadas em uma página, ou em um site inteiro, para melhorar o posicionamento em um buscador.

 

E pra que serve?

Você costuma ir até a segunda página no Google? E a terceira? Quantas vezes você já foi até a página 4? Em geral, encontramos o que precisamos logo na primeira ou segunda página e nem verificamos o resto.

A situação  é tão importante que, às vezes, ao fazer busca no Google, os dois ou três primeiros resultados são de sites que pagaram para estar ali. É possível distinguir os sites que pagaram por sua posição pela palavra “anúncio” ao lado da URL.

É muito importante ficar entre as primeiras posições, já que a chance do conteúdo ser visto é muito maior. E, quanto melhor a posição do seu site, maior a chance das pessoas  acessarem de forma orgânica, ou seja, sem que você precise pagar por isso.

Conteúdo de qualidade, um bom código de site, otimização para desktop e celular, tudo isso e muito mais afetam o posicionamento do seu domínio nos buscadores.

Existem outros fatores que interferem no ranqueamento de sua página e o principal deles é trabalhar bem o conteúdo. A pesquisa de palavra-chave, escaneabilidade, semântica e título são elementos que devem ser muito bem pensados para conseguir um bom resultado com a produção.

Agora que você já sabe o que é o SEO, no próximo texto, vamos explorar os elementos. Até lá, você pode ler sobre como o SEO incrementa suas estratégias de Marketing de Conteúdo.

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