Muito provavelmente, você já escutou a expressão inbound marketing. Afinal, é um conceito cada vez mais presente em nosso cotidiano. Mesmo que pareça uma novidade, muitas empresas já estão implementando essa estratégia em suas ações. Apesar de termos a vaga ideia que inbound marketing é algo novo, vale alertar que muitas empresas já implementaram essa metodologia há bastante tempo.
Mas, o que é inbound marketing, afinal?
Em português livre, Inbound Marketing quer dizer marketing de atração, ou seja, a ideia principal não é ir atrás do cliente e, sim, despertar o interesse dele para que venha até você e se interesse pelo que a sua empresa oferece.
A atração é conquistada por meio de conteúdos de qualidade para o seu público. Sendo a produção de conteúdo o principal combustível para o Inbound, é necessário qualidade e se comunicar com as pessoas certas.
A proposta desse método é atrair o público-alvo, despertando um interesse genuíno pelos produtos e-ou serviços, sem precisar correr atrás do cliente.
A recomendação é investir em geração de leads qualificados e manter um bom relacionamento com automação de marketing, distribuição de material rico e mídias sociais.
O processo usa o chamado Funil de Vendas para ajudar o público a “caminhar” até o fundo do funil, virando efetivamente um cliente.
O uso adequado de conteúdos atrativos permite aumentar o tráfego do site, sendo que, nessa fase, ainda são apenas visitantes. Você ainda não tem um contato. Nnão sabe quem é essa pessoa. Então, mais que criar conteúdos relevantes, é preciso ter em seus canais pontos de conversão, ou seja, formulários ou Landing Pages que transformem visitantes em contatos.
E o que é outbound marketing?
O Outbound Marketing, ou o marketing tradicional, por sua vez tem como principal proposta gerar clientes, oferecendo serviços ou produtos. A ideia é ir atrás do cliente ativamente e não, necessariamente, gerar o interesse genuíno desse possível cliente na empresa.
O marketing cresceu muito com o uso de propagandas no rádio, tevê, jornais, revistas, mala direta, cartazes, patrocínio de eventos, enfim, nos meios mais tradicionais de publicidade.
Mas, além desses canais, podemos encontrar o outbound no meio digital também. Você já foi interrompido por uma propaganda, enquanto assistia a um vídeo na internet, certo? Os banners, emails em massa e pop-ups são alguns tipos de publicidade presentes nessa metodologia.
Como melhor a estratégia?
É sempre bom ser lembrado por nossos clientes, concorda?! Entretanto, não se trata de uma competição para saber qual metodologia é melhor, tudo dependerá do seu objetivo. O que você deseja no momento atual?
Agora que você já conhece as duas estratégias, resta ponderar qual melhor atenderá sua empresa.
Veja também: Como escolher a hashtag certa para seu negócio