preload

Importância da produção de conteúdo

Por ZOOM Comunicação

Postado em 03/05/2019

Hoje, é difícil imaginar um meio mais rápido para a propagação de notícias e produção de conteúdo que a internet. Podemos encontrar (quase) tudo on-line, desde uma receita culinária, até a agenda de uma celebridade. Tudo isso depende apenas de um clique. Entretanto, como isso é importante para o meu negócio? Por qual motivo, essa estratégia é importante?

 

Vamos explicar tudo nessa matéria de hoje, mas,  precisamos relatar primeiro como surgiu essa tal de produção de conteúdo para web.

 

Como surgiu essa tal de produção de conteúdo?

Produzir e divulgar um conteúdo relevante para o público não é uma estratégia recente.

A promoção de uma estratégia de conteúdo parecida com a que se tem acesso hoje, começou em 1895.  John Deere foi o criador do primeiro arado de aço forjado e dono de uma companhia de máquinas agrícolas que leva o nome dele. Ele lançou, nesse período, a própria publicação da empresa, chamada “The Furrow”.

Além disso, a revista não era usada para veicular propaganda dos seus produtos e, sim,  para levar informação ao público-alvo sobre técnicas de produção, histórias pessoais de agricultores e notícias sobre o mercado.

Poucos anos depois dessa iniciativa, circulou o primeiro “Guia Michelin” da fabricante de pneus de origem francesa. Para que as pessoas tivessem razões para ter um carro e viajar — e, portanto, comprar pneus — a empresa lançou o guia de gastronomia e turismo!

Ao longo do século passado, mais empresas impulsionaram seus negócio com a produção de conteúdo. A Lego  também é um exemplo, pois,  nos Anos 80, publicou a revista “Brick Kinks” para incentivar o uso do brinquedo com fins pedagógicos e mostrar que o produto ia muito além da diversão.

Na década seguinte, em 1998, foi criado o Custom Publishing Council (Conselho de Publicações Personalizadas), nos Estados Unidos. Além disso,  a entidade era totalmente dedicada à criação de revistas publicadas por marcas, o que há anos já fazia sucesso no mercado.

Por fim, em 2001, o termo content marketing foi criado pela empresa norte-americana Penton Custom Media, dirigida pelo mesmo fundador do Content Marketing Institute (CMI), Joe Pulizzi.

Por esse breve resumo, é possível perceber o quanto o conteúdo desempenha um papel relevante para os negócios. Quer entender melhor sobre essa importância? Vamos, então, ao próximo tópico.

 

 

A importância da produção de conteúdo para o seu negócio

A produção de conteúdo para web é fundamental para construir um bom relacionamento com o seu cliente e isso acontece por causa das mudanças no modo de consumo. Atualmente, as pessoas têm livre acesso às informações sobre os produtos e serviços que pretendem adquirir. Logo, se você não disponibiliza tais conteúdos de forma gratuita, está ficando para trás. O seu concorrente já está fazendo isso.

Confira abaixo alguns benefícios da produção de conteúdo:

Quanto mais conteúdo de qualidade, mais tempo os usuários passarão navegando em seu site;
À proporção que você produzir, mais chances terá de ser bem classificado pelos mecanismos de busca como o Google;
A taxa de conversão de visitantes em leads aumenta em razão da confiança despertada pelo conteúdo;
A visibilidade do seu negócio também cresce nas redes sociais ao compartilhar os conteúdos efetivos;
Conteúdo valioso, relevante e de qualidade para o público-alvo só incentiva o engajamento entre ele e a empresa, se  tornando inesquecível!

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

 

Veja também: Quer ganhar uma bolsa integral para um curso de Redes Sociais ou Assessoria de Imprensa?

Tags:, ,
Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

Dicas ZOOM para utilização de SEO

Dicas de SEO para te Ajudar na Estratégia de Marketing de Conteúdo

In home, Posts
Posted on abr 16 2021 at 17:42

Muitos empresários e comunicadores estão completamente perdidos em relação ao buscando dicas de SEO, a [...]

Read More
Dicas ZOOM de SEO para Links

SEO para Links: 5 Dicas Essenciais

In home, Posts
Posted on abr 16 2021 at 17:42

Nós já falamos sobre a importância do SEO em nosso blog e hoje, queremos falar [...]

Read More
Ao criar conteúdo para um blog empresarial, estruture o texto para otimizar a experiência do usuário com uma leitura dinâmica

Leitura Dinâmica na Produção de Conteúdo para Web

In home, Posts
Posted on abr 12 2021 at 17:24

Quando pensamos em produção de conteúdo para web, não tem como não pensar no blog [...]

Read More