preload

Gestão de crise: como agir em situações de risco?

Por ZOOM Comunicação

Postado em 09/04/2020

Lidar com uma crise é sempre um grande desafio.  Contudo, em diversas situações, é possível prever uma crise. Identificar a vulnerabilidade de sua marca é o primeiro passo para lidar com uma  situação de risco. Também é preciso incluir um plano de gestão de crise em suas estratégias de comunicação.

Se antecipar aos fatos, torna a gestão das crises mais fácil, minimizando os danos provocados e contribuindo para a preservação da imagem da organização ou da  pessoa envolvida.

Confira algumas dicas sobre como agir para gerenciamento de crise:

Identifique possíveis problemas

Acompanhe de perto cada novo passo de sua marca. Como está sua presença digital? O que as pessoas estão comentando sobre sua marca, produtos e-ou serviços? Tudo isso é importante para prever uma possível crise. A recomendação é você investir em plano de contingenciamento de crise, caso alguma “bomba” aconteça de última hora. Você já sabe que é sempre melhor prevenir que remediar.

Este é o momento para verificar os fatos, descartar boatos, conversar com quem for diretamente responsável pelo problema e entender o ocorrido para ter uma compreensão e definir adequadamente o que será feito.

Tenha uma comunicação bem alinhada

Qual é o tamanho de sua equipe? Todos estão bem alinhados em relação à comunicação, público e linguagem de sua marca? Em caso de crise iminente, estabeleça um mensageiro para transmitir informações.

A pessoa indicada será o porta-voz da organização. A medida é essencial para minimizar informações desencontradas e desmentir fake news.

Vale ressaltar que essa pessoa deve ser capacitada para ter manter uma postura correta e saber a melhor maneira de responder perguntas.

Principais erros durante uma gestão de crise

Conforme pesquisas, 80% das crises mundiais começam com causas internas, ou seja, falhas dentro das próprias incorporações.

Os dados apontam ainda que somente 10% das crises são de causa natural. Os estudiosos sobre o tema argumentam que fatalidade não existe, pois, sempre atrás de algum grave problema, existe um “erro humano”, termo que é frequentemente usado por profissionais da área para justificar o acontecimento.

Sendo assim, melhor se antecipar à crise. Obviamente a comunicação é uma parte importante, uma vez que dá sustentação ao processo. Contudo, a gestão da crise faz parte da gestão da empresa. Ou seja, quem cuida da crise são os gestores.

 

Veja também: Como escolher uma agência de marketing digital

Tags:, ,
Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

gestão de redes sociais

Porque investir em gestão de redes sociais de qualidade

In home, Posts
Posted on maio 13 2020 at 12:29

Há quem acredite que a gestão de redes sociais é uma boa frequência de postagem, [...]

Read More
google ads

Motivos para investir em Google Ads

In home, Posts
Posted on abr 28 2020 at 10:56

O investimento em Google Ads (ou Google Adwords) é sinônimo de resultados, mas o que [...]

Read More
seo

SEO: Dicas práticas para aumentar alcance orgânico

In home, Posts
Posted on abr 16 2020 at 16:06

SEO é o conjunto de técnicas para aumentar o ranking do seu site com ummelhor posicionamento [...]

Read More