Assunto tem ganhado força com o crescimento do marketing digital nas empresas e será um dos temas do 6º BH Social Media
O marketing nas redes sociais tem sido uma estratégia cada vez mais comum em empresas de todos os tipos e portes. O diálogo direto com o público-alvo proporcionado por esses meios virtuais ajuda a alavancar muitos negócios, mas também aumenta as chances de crises de imagem das marcas. Uma pesquisa da ESET América Latina revelou que 51,4% dos entrevistados aproveitam as mídias sociais para fins corporativos e que os internautas estão mais receptivos ao conteúdo produzido pelas empresas. Porém, o contato com o público pode custar caro se a comunicação não for efetiva, podendo desencadear uma crise, e gerenciar esse momento delicado ainda é um desafio para boa parte dos profissionais da área.
De acordo com o sócio-diretor da ZOOM Comunicação e organizador do evento, Admilson Resende, a exposição de qualquer marca nas redes sociais gerará, em algum momento, uma situação de estresse, por isso, é importante definir um protocolo nesses casos. “Criar um plano de ação focado na rápida atuação da equipe para eliminar o foco da crise é fundamental. Isso inclui utilizar o tempo a seu favor, para impedir que o problema cresça, e exige, na maioria das vezes, deslocar a discussão para espaços privados, como e-mails e telefones. Assumir o erro, quando houver, e não retroalimentar a situação também são estratégias básicas”, explica.
Resende ressalta, porém, que as redes sociais são ferramentas que exigem constante aprimoramento, portanto o mais importante é aprender com a crise. “Um momento de exposição negativa de uma marca ou personalidade, após mitigado, deve servir como uma lição aprendida. É preciso avaliar os erros e acertos de todo o processo para evitar que novas crises aconteçam”, pontua Resende.
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