Os internautas ganharam o “poder” de opinar e comentar qualquer situação, política, econômica e cultural, com a expansão das redes sociais. As marcas devem ficar muito atentas e sempre tomarem o cuidado para não postarem conteúdo que possa provocar discussões negativas. Outro ponto que as marcas estão de olho e, devem mesmo ficar, é no crescimento de consumidores digitais, em especial nas mídias sociais.
A Smartme Analytics promoveu o estudo “Conquistando os Millennials e a Geração Z” para conhecer melhor o comportamento desses consumidores. O levantamento ocorreu entre abril e novembro de 2017, ouviu 1.200 usuários das duas gerações e revelou que 86,2% dos jovens utilizam as redes sociais em seus smartphones.
Em relação ao tempo dedicado, os resultados foram diferentes para os dois públicos. A Geração Z investe 43 minutos por dia e a Millennials, 39 minutos, ou seja, a Geração Z dedica 63% mais de seu tempo que a média. Por outro lado, os Millennials investem 47% a mais de seu tempo na mesma atividade.
O tempo gasto nas redes sociais por essas duas gerações é uma oportunidade para vender, apresentar serviços e estabelecer relacionamentos, mas, sem esquecer que, se esses públicos não são o seu, não renderá o resultado esperado. Aposte em conteúdo relevante e entenda que as marcas precisam conhecer para quem estão “falando”, entender as dores de seu cliente e quais redes sociais devem ser trabalhadas para garantir um resultado satisfatório.
ESSES PÚBLICOS SÃO INTERESSANTES PARA SUA EMPRESA?
Primeiro é preciso reforçar que não adianta investir em um público que não tem nada a ver com seus serviços, ou seja, sua empresa não terá bons resultados se trabalhar conteúdo para as gerações Millennials e Z, se seu produto for para idosos, por exemplo. Entretanto, é possível, pensar estratégias de marketing digital como atração para esse público e falar “através dele”. Confuso? Vamos explicar!
Se sua marca conversa com idosos, uma ideia é trabalhar postagens abordando os netos dessas pessoas, ou seja, com as gerações Millennials e Z. Faça promoções, impulsione posts e planeje conteúdo para gerar engajamento. Pense nisso! É uma estratégia que pode, sim, apresentar grandes resultados para sua marca.
Já, a preferência pelas redes sociais pode variar de pessoa para pessoa, porém, conforme o estudo da Smartme Analytics, existe um senso comum entre os usuários de cada uma das gerações. Entre os representantes do Millennials, se destacam o Facebook, na sequência, YouTube e Instagram. Já, a Geração Z, coloca em primeiro lugar o YouTube, seguido por Instagram e Facebook.
MAIS UMA VEZ, VÍDEOS!
Os vídeos estão em alta e seguem como tendência em 2018, podendo ser explorado no Youtube, no Facebook e no Instagram. O audiovisual tem apelo cada vez mais forte! Personalizar o conteúdo nesse formato e promover ações interativas são boas estratégias de marketing digital para gerar engajamento e fidelizar a marca na memória dos internautas, principalmente, em conteúdos direcionados a essas duas gerações.
VOCÊ SABE A DIFERENÇA DAS GERAÇÕES MILLENNIALS E Z?
A geração Millennials ou Geração Y é representada por pessoas nascidas dos anos 80 até o início dos anos 90. Cresceram com o avanço da tecnologia, TV a cabo, videogames e computadores, sendo marcadas pela diferença econômica, mais próspera que das gerações anteriores, possibilitando melhores oportunidades. Os hábitos e o comportamento da Geração Millennials são muito pautados por essas questões, em especial, sobre o avanço da tecnologia e a urgência pela informação.
Já, as pessoas nascidas entre 1992 e 2010 são chamadas de geração Z, viveram a expansão da internet e dos aparelhos tecnológicos, como smartphones e tabletes, nascendo no mundo digitalizado. Sempre conectados e por dentro das novidades, familiarizados com as possibilidades da internet e compartilhando arquivos.