A gestão pública, assim como no setor privado, impõe desafios para a comunicação, sendo crucial utilizar as estratégias certas para se destacar de maneira positiva. O atual modelo de comunicação está ultrapassado e é fundamental encontrar um novo sistema para enxergar que o velho processo ainda não morreu, mas, o novo já nasceu. É importante ressaltar que a comunicação precisa se reinventar e ir para onde o povo está.
A luta por motivos corretos, usando métodos certos e eficazes é um dos caminhos para se seguir em frente, em tempos de crise. O desafio da comunicação pública atual é lidar com várias plataformas de informação ao mesmo tempo, já que, quando algo acontece, se torna notÃcia, sendo espalhada rapidamente em todos esses canais, exigindo um cuidado maior sobre as ações a serem adotadas, lembrando que, antes de agir, é imprescindÃvel ouvir todas as partes envolvidas.
É necessário conscientizar que os tempos mudaram e que o tradicional release é o primeiro passo de uma divulgação ou esclarecimento e não o último. A dica é menos release e mais estratégias. Deve-se pensar num mundo do futuro e ter ações que possam ser desenvolvidas para esse cenário. Outro ponto que merece um grande cuidado é a comunicação interna. O público interno deve receber atenção. É preciso saber o que pensa, o que quer, as dificuldades que enfrenta e identificar como incentivá-lo.
A informação pública sempre é vista com desconfiança e, por isso, deve ser trabalhada com cuidado. Se o assunto caiu na internet, todos têm direito de falar sobre e isso aumenta a repercussão, principalmente, com o avanço da rede virtual, afinal, a notÃcia ganha velocidade e o assunto flui muito rápido, praticamente, em tempo real, destacando a importância em saber lidar com a crise de maneira rápida e eficiente.
A comunicação é um nicho e a pessoa deve saber para onde ir! Confira uma lista com seis instrumentos necessários para uma boa gestão no serviço público.
1- Pesquisa: O levantamento permite entender o público, tanto o externo quanto interno. O marketing polÃtico é feito com profunda pesquisa de campo. É fundamental ter esses estudos para compreender o que o público quer e pensar sempre estrategicamente para atingir essas pessoas. É preciso ter paixão, paciência e envolvimento, afinal, se você desanimar, tudo se perde. É necessário pesquisar para entender e usar todas as ferramentas desse setor e dar a importância que merecem, apresentando à população, por exemplo, o orçamento participativo e o portal da transparência.
2- Parcerias estratégicas: É importante conhecer o código de ética, entender as outras áreas e manter o equilÃbrio. Ter parceria com serviço social, controladoria e gestão. As parcerias abrem portas e disseminam mais comunicação.
3- Agenda de riscos e oportunidades: É um trabalho novo e complexo. Consiste em mapear os envolvidos, funcionários e diretoria, levantando datas comemorativas em um perÃodo determinado, para produzir material de forma adequada e em tempo certo. Tenha sempre um planejamento de todas as ações.
4- Análise diária da comunicação: Saber o que é importante, qual será a pauta do dia, fazer um alinhamento de estratégias, para ter em mente tudo o que deve ser feito e como deve ser executado, para repassar a sua lista de tarefas diárias para o chefe.
5 – Estratégia e planejamento ágil: Ter um planejamento focado em comunicação, pensar em ações, encontrar um forma de destacar o cliente e ser referencia de planejamento da marca.
6 – Mensagem: ter um conteúdo forte, com apelo e impacto. É necessário pegar todos os detalhes de cada caso para virar o jogo e salvar a história do cliente. É fundamental estar atento aos detalhes e defender o cliente.
Os comunicadores do serviço público devem estar atentos a todos os detalhes das informações, lembrando que a comunicação evoluiu e que as estratégias devem ser muito bem usadas para não serem queimadas no cotidiano.