A tradicional Campanha de Popularização do Teatro e da Dança consegue resultados incríveis, como garantir que grande parte da população carente tenha acesso à cultura, assistindo a vários espetáculos, bom, pelo menos durante os dois meses de duração. Ao longo desse período, o Sinparc também consegue outra façanha: colocar em evidência na mídia os grupos mineiros de teatro e dança, sendo boa parte desse resultado como mídia espontânea e, não, publicidade.
A campanha permite aos artistas ganharem um espaço relevante em cadernos de cultura dos jornais impressos, revistas e programas de entrevistas em rádios e tevês, situação que não é comum fora da campanha. Já tivemos oportunidade de conversar com diversos grupos e existem três explicações para essa situação.
A primeira justificativa é que grande parte dos grupos desconhece a importância da comunicação para divulgar os espetáculos e, consequentemente, garantir um maior público nas apresentações. Os outros dois motivos estão na parte daqueles que sabem da importância da comunicação e se dividem entre os que acreditam na comunicação como eficiente ação para garantir plateia, mas, assumidamente, não têm recurso financeiro para o investimento e os que não investem por acreditarem que conseguem divulgar por conta própria.
A ausência de comunicadores nesse processo acaba levando o próprio grupo a assumir a divulgação e sobrecarregando as funções. Muitas vezes, os resultados são plateias vazias, decorrentes de um processo, cuja comunicação não atingiu parte considerável da população. O mercado cultural mineiro já é um reflexo desse processo com produções que já sofrem com a ausência de políticas públicas contundentes e, cada vez mais, obrigadas a conviverem com o desaparecimento de patrocinadores.
Um trabalho eficiente de comunicação requer especialistas e tempo adequado para garantirem resultados com a implementação de, pelo menos, três importantes ações: levantamento de informações (histórico do grupo; público; atores e diferenciais do espetáculo); planejamento de assessoria de imprensa e elaboração de ações estratégicas.
O cenário cultural mineiro ideal deve partir da base, em vez de seguir aguardando o poder público. A comunicação é um dos instrumentos de empoderamento dos grupos de teatro e dança para reversão dessa situação.
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