preload

Como produzir seu primeiro vídeo para redes sociais

Por ZOOM Comunicação

Postado em 17/02/2020

O conteúdo audiovisual é o recurso mais atraente para garantir engajamento nas redes sociais. Um vídeo bem produzido ajuda na sua estratégia de relacionamento com o seu público. Você sabia que, de acordo com a Forbes,  mais de 500 milhões de pessoas assistem vídeos na internet diariamente?!

Com os vídeos, você será capaz de transmitir mensagens claras de forma objetiva e sem tomar muito tempo de seu usuário. Além disso, conforme pesquisa da Invodo, mais de 57% dos consumidores sentem maior segurança para comprar um produto após assistir a um vídeo sobre ele.

Logo, usar vídeos nas redes sociais de sua empresa aumenta as suas vendas em até 40%.

Os dados não mentem

Já ouviu a frase: “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”?! Então, esqueça. Aqui, esse ditado não é válido. O que você deseja é diferente daquilo que seu público precisa. Sendo assim, priorize sempre a necessidade de seu cliente.

O números não mentem. Confira:

83% dos consumidores consideram compartilhar um vídeo criado por uma marca (State of Video Marketing, 2017)

– Consumo de vídeos via dispositivos móveis cresce 100%, a cada ano (HubSpot, 2017)

97% dos profissionais de marketing dizem que os vídeos ajudam a educar o usuário sobre um produto ou serviço (State of Video Marketing, 2017)

76% dos profissionais de marketing afirmam que os vídeos aumentam os números de vendas (State of Video Marketing,2017)

80% dos profissionais de marketing garantem que os vídeos elevam o tempo de permanência em websites (State of Video Marketing, 2017)

– O uso de vídeos aumenta em 157% o tráfego gerado pelos resultados dos mecanismos de buscas (WordStream, 2018)

– Os 3 formatos de vídeo mais consumidos são os depoimentos (51%), tutoriais (50%) e demonstrações de produtos (49%) (Curata, 2017).

Chegou a hora de produzir. E agora?

Confira a seguir  algumas dicas para você produzir o seu primeiro vídeo para redes sociais.

 

 vídeo para redes sociaisPense em conteúdo relevante

Após definir o objetivo da sua estratégia on-line, é hora de pensar no tema de seu vídeo. Será focado em vendas? Ou será um vídeo institucional? Pensar em conteúdo, significa se colocar no lugar de seu público.Todavia,  não adianta você produzir um vídeo “X”, se o seu público prefere “Y”.

Pesquise o conteúdo, temas importantes e demonstre que você domina o assunto. Dessa forma, sua imagem será positiva nas plataformas de mídias on-line e a chance de sucesso crescerá consideravelmente.

Tipos de vídeo

Existe uma infinidade de estilos de vídeo para redes sociais que você pode explorar sem medo. Já imaginou um depoimento de um cliente, contando uma experiência positiva?! Ou um vídeo promocional de desconto em algum produto?! As opções são diversas, por isso, atenção com aquilo que você quer trazer para sua marca nesse momento.

Como é seu primeiro vídeo, priorize conteúdos simples e de alta qualidade.

Roteiro é tudo

Assim como tudo na vida, planejamento é essencial. O roteiro audiovisual norteará seu conteúdo e mostrará a direção certa para sua estratégia. Além disso,  é uma das primeiras partes que você deve produzir ao gravar um vídeo.  Mas, antes dele, ainda há outra etapa. Se você está trabalhando com os vídeos para gerar negócios ou para ganhar dinheiro, o planejamento deve ser o ponto de partida.

Uma boa forma de fazer o planejamento, especialmente um planejamento para roteiro, é começar respondendo perguntas como “para que?”, “para quem?”, “onde?” e “como?”.

– Para que: Qual o objetivo principal do vídeo? O que você quer gerar com essa produção?

– Para quem: Qual público você quer atingir? E qual o tipo de linguagem utilizará?

– Onde: Qual a locação do vídeo? O ambiente de gravação também é extremamente importante

– Como: De que forma produzirá esse conteúdo? Qual equipamento usará?

Luz, câmera, ação!

Com o roteiro em mãos, aí, sim, é horar de partir para a ação. Mas, calma, não precisa ir correndo comprar câmeras profissionais e equipamentos de iluminação (entretanto, se já tiver, será ótimo). A tecnologia está sempre a seu favor e as câmeras dos celulares estão cada vez melhores. Logo, aproveite isso na sua produção!

Atenção com o cenário do vídeo. A iluminação natural está favorecendo? Busque sempre gravar durante o dia e em locais abertos, entretanto, fuja do sol direto. Além disso, preste atenção ao áudio do seu vídeo. Os lugares silenciosos são altamente recomendados.

Se você quer aprender mais sobre vídeos para redes sociais (incluindo a edição), confira nosso Curso Prático de Gravação e Edição de vídeos para Redes Sociais.

Tags:, , ,
Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

curso online

Conheça algumas vantagens dos cursos on-line

In home, Posts
Posted on mar 31 2020 at 14:08

O mundo vive uma crise sem precedentes. A recomendação com a pandemia do coronavírus  é [...]

Read More

Assessoria de imprensa para grandes eventos

In home, Posts
Posted on mar 23 2020 at 16:16

Você já parou para pensar sobre os benefícios que uma assessoria de imprensa proporciona aos [...]

Read More
curso redes sociais

Curso de redes sociais aumenta chances no mercado de trabalho

In home, Posts
Posted on mar 16 2020 at 14:06

Você já pensou em trabalhar na área de comunicação que mais cresce atualmente? Os números [...]

Read More