O endomarketing é um processo fundamental para garantir a produtividade das empresas, pois está diretamente vinculado à efetividade da cultura organizacional. A participação dos colaboradores no cotidiano não se dá apenas pelo processo produtivo. O envolvimento também passa pelo efetivo conhecimento sobre o que acontece na instituição, como o lançamento de produtos, serviços, campanhas publicitárias, crises e seleção para contratação com possibilidade de promoção, entre outros aspectos, são ações da empresa que devem ser comunicadas a todos os nÃveis da corporação.
O endomarketing, ou a comunicação interna como é mais conhecido, tem o papel fundamental de disseminar informação e, principalmente, garantir a manutenção da cultura organizacional. A elaboração do planejamento considera o tamanho da empresa, o número de funcionários, os eventos e ações necessárias, conforme calendário de interesse do segmento, visando promover o envolvimento da equipe e, quando necessário, inclusive, estender esse processo aos familiares.
O colaborador desinformado acaba assumindo um sentimento de não pertencimento, ou seja, passa a acreditar que não tem importância para a empresa, sendo apenas mais um número no processo, cuja atuação não tem valor. A situação pode ser pior, quando o próprio colaborador não quer se envolver e, ainda, mobiliza colegas em um quadro de insatisfação. Vale lembrar que essa situação será tão desastrosa, quanto maior for o tamanho da empresa e o número de funcionários. As corporações com unidades em espaços geográficos diferentes devem redobrar a atenção e cuidados, pois é mais complexo garantir a adequada circulação da informação e a ausência dela influencia o comprometimento do processo.
A elaboração de um planejamento de endomarketing eficiente requer entender as expectativas e anseios dos colaboradores, deixando claro, desde o inÃcio, o que a empresa espera deles em todas as funções e áreas e, como podem contribuir para o crescimento dela. O plano deve incluir campanhas e eventos, conforme o desempenho e resultados necessários esperados de cada departamento. A recomendação é manter uma comunicação horizontal, ou seja, no mesmo nÃvel, sem privilégios ou hierarquia, simultânea para todos, garantindo uma valorização individual, desconsiderando cargos e alinhando expectativas.
O endomarketing influencia positivamente a produtividade da empresa à medida que mantém um processo de comunicação eficaz, ou seja, preserva o diálogo aberto com o colaborador, deixando clara a cultural organizacional e repassando informações para o completo conhecimento sobre ações que serão implementadas para que se sinta parte do processo. Uma dica importante é sempre envolver a equipe em mudanças com sugestões e participação nos processos de pesquisa. A participação gera maior comprometimento com a implementação e garante uma comunicação mais eficaz.