As redes sociais como Facebook e Instagram são ótimas ferramentas para trabalhar com marketing de conteúdo. No entanto, além de divulgar conteúdos espetaculares, é extremamente importante analisar e mensurar os resultados. Afinal, você pode elaborar uma ideia inovadora para o público diferente do esperado. Nesse caso, meu amigo, todo o seu planejamento e expectativas serão em vão.
Conhecer a fundo a sua persona é o primeiro passo para uma boa estratégia de marketing nas mídias sociais, para, em seguida começar a pensar o tipo de conteúdo que seria apropriado aos seus seguidores.
Tão importante quanto cada componente desse processo é a análise e mensuração dos resultados. É nesse momento que deve responder as principais perguntas de qualquer campanha: “Os meus objetivos foram alcançados?”, “Tive uma boa taxa de conversão?”, “O que fazer para melhorar os números?”.
Se você não conseguiu responder a essas perguntas, confira essas dicas maravilhosas:
-
Conheça os seus seguidores
Saber para quem você está falando é extremamente relevante. Entender o seu público alvo significa adaptar a linguagem e o conteúdo. Quando isso acontece, mais pessoas interagem com a sua marca. Uma ótima notícia para quem busca realizar uma venda, por exemplo.
-
Estabeleça um objetivo
O sucesso de uma campanha se mede pelos objetivos que são alcançados. Mas, se você não sabe qual o seu objetivo, como atingirá os resultados? Praticamente impossível. Se um carro sai sem rumo, jamais chegará ao destino. Entendeu?! Por isso, tenha em mente uma ideia clara do que você deseja obter em seu planejamento.
-
Aposte em ferramentas de análise
Após concluir todo o procedimento, é hora de analisar as métricas. As mídias digitais oferecem ferramentas gratuitas de mensuração de resultados como é o caso de do Facebook Insights, no caso do Facebook. E o Instagram Insights, para o Instagram. Por meio desses mecanismos o você analisa quais os pontos positivos e negativos da sua campanha.
Preparar uma campanha nas mídias digitais nem sempre é fácil. Entretanto, com muita pesquisa e conhecendo as ferramentas certas é possível ter sucesso no universo digital. E sua marca agradece!
Quer aprender mais sobre tipos de conteúdo para as redes sociais?
Veja também: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO USO DE VÍDEOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM