Nos jornais e programas de televisão, sempre assistimos matérias sobre a inovação de uma empresa ou o lançamento de algum produto que impactará seu nicho de alguma forma. Bem, se você já viu esse tipo de matéria por aÃ, o responsável por  ela ser veiculada  é um profissional de Assessoria de Imprensa.
Esse  profissional envia sugestões de notÃcias e entra em contato com os meios de comunicação para oferecer matérias que possam beneficiar o seu cliente. As matérias podem ser:
Pautas – Assuntos e acontecimentos considerados interessantes dentro de um contexto atual. As pautas preenchem o espaço da matéria com informações não diretamente ligadas ao cliente.
Releases – Lançamento de algum produto ou serviço considerado relevante para um nicho. Por exemplo, divulgar o lançamento de um carro em uma revista automobilÃstica.
Notas – É uma pequena matéria sobre algo acontecendo. É como uma mini notÃcia esclarecendo um fato relevante ou que alerta o público para algo que está por vir.
Artigos – Escrito pelo assessor e assinado pelo cliente, é um texto mais extenso e opinativo discutindo algum tema de interesse da empresa ou do cliente, envolvendo ou não o contexto social.
O assessor de imprensa e o seu cliente
Vamos manter em mente que o assessor de imprensa sempre estará trabalhando para o cliente, sendo uma empresa ou uma pessoa (geralmente artistas ou profissionais liberais, como médico e advogado). O trabalho desse profissional, aqui, será levantar dados da empresa e pensar sobre  como a divulgação dessas informações pode ajudar seu cliente.
Dependendo da demanda, o assessor de imprensa trabalha sozinho ou conta com uma grande equipe de apoio. A equipe pode incluir redatores, jornalistas, publicitários e relações públicas, entre outros. Vale ressaltar que o melhor amigo do assessor será o jornalista e seu veÃculo de comunicação. Essa relação é essencial para o cliente conquistar seu espaço na mÃdia.
O planejamento da assessoria de imprensa
Ao iniciar seu trabalho, o assessor de imprensa elabora um briefing extremamente detalhado sobre o cliente. O que estão fazendo de diferente? Quais seus pontos fortes e fracos? Quais seus objetivos? De onde vem e onde querem chegar? Previsão de investimentos e expectativas com o trabalho de comunicação são algumas das perguntas que o assessor faz a seu cliente.
Após obter essas respostas, o profissional de assessoria de imprensa elabora o planejamento. Ele analisará o nicho do seu cliente e os veÃculos de comunicação  relevantes para proporcionar os melhores resultados. Afinal, as matérias devem estar contextualizadas e serem consideradas importantes para o leitor. Por exemplo, se você quer lançar uma matéria sobre uma nova tecnologia da área agrÃcola, você não vai procurar a Vogue ou a Caras e, sim, o Globo Rural ou uma revista agrÃcola.
Como a matéria chega ao veÃculo?
Nesta fase, a relação entre o assessor de imprensa e o jornalista é essencial. Na grande maioria das vezes, o assessor vai propor a pauta para os jornalistas e veÃculos de imprensa que achar interessante. Diferentemente do blog, em que a empresa pode postar o assunto que mais lhe convém, a imprensa somente publicará as informações que quiser. Assim o assessor deve convencer o jornalista que aquela informação é relevante e vale ser publicada.
Na mÃdia paga, as empresas podem comprar espaços e divulgar as informações que quiserem, mas para a assessoria de imprensa que trabalha com mÃdia espontânea, a matéria deve ser realmente relevante. Isso mantém a relevância do veÃculo de comunicação, por isso alguns veÃculos são muito mais disputados que outros.
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