preload

Assessoria de imprensa: como funciona?

Por ZOOM Comunicação

Postado em 28/07/2020

Nos jornais e programas de televisão, sempre assistimos matérias sobre a inovação de uma empresa ou o lançamento de algum produto que impactará seu nicho de alguma forma. Bem, se você já viu esse tipo de matéria por aí, o responsável por   ela ser veiculada  é um profissional de Assessoria de Imprensa.

Esse  profissional envia sugestões de notícias e entra em contato com os meios de comunicação para oferecer matérias que possam beneficiar o seu cliente. As matérias podem ser:

Pautas – Assuntos e acontecimentos considerados interessantes dentro de um contexto atual. As pautas preenchem o espaço da matéria com informações não diretamente ligadas ao cliente.

Releases – Lançamento de algum produto ou serviço considerado relevante para um nicho. Por exemplo, divulgar o lançamento de um carro em uma revista automobilística.

Notas – É uma pequena matéria sobre algo acontecendo. É como uma mini notícia esclarecendo um fato relevante ou que alerta o público para algo que está por vir.

Artigos – Escrito pelo assessor e assinado pelo cliente, é um texto mais extenso e opinativo discutindo algum tema de interesse da empresa ou do cliente, envolvendo ou não o contexto social.

 

O assessor de imprensa e o seu cliente

Vamos manter em mente que o assessor de imprensa sempre estará trabalhando para o cliente, sendo uma empresa ou uma pessoa (geralmente artistas ou profissionais liberais, como médico e advogado). O trabalho desse profissional, aqui, será levantar dados da empresa e pensar sobre  como a divulgação dessas informações pode ajudar seu cliente.

Dependendo da demanda, o assessor de imprensa trabalha sozinho ou conta com uma grande equipe de apoio. A equipe pode incluir redatores, jornalistas, publicitários e relações públicas, entre outros. Vale ressaltar que o melhor amigo do assessor será o jornalista e seu veículo de comunicação. Essa relação é essencial para o cliente conquistar seu espaço na mídia.

 

O planejamento da assessoria de imprensa

Ao iniciar seu trabalho, o assessor de imprensa elabora um briefing extremamente detalhado sobre o cliente. O que estão fazendo de diferente? Quais seus pontos fortes e fracos? Quais seus objetivos? De onde vem e onde querem chegar? Previsão de investimentos e expectativas com o trabalho de comunicação são algumas das perguntas que o assessor faz a seu cliente.

Após obter essas respostas, o profissional de assessoria de imprensa elabora o planejamento. Ele analisará o nicho do seu cliente e os veículos de comunicação  relevantes para proporcionar os melhores resultados. Afinal, as matérias devem estar contextualizadas e serem consideradas importantes para o leitor. Por exemplo, se você quer lançar uma matéria sobre uma nova tecnologia da área agrícola, você não vai procurar a Vogue ou a Caras e, sim, o Globo Rural ou uma revista agrícola.

 

Como a matéria chega ao veículo?

Nesta fase, a relação entre o assessor de imprensa e o jornalista é essencial. Na grande maioria das vezes, o assessor vai propor a pauta para os jornalistas e veículos de imprensa que achar interessante. Diferentemente do blog, em que a empresa pode postar o assunto que mais lhe convém, a imprensa somente publicará as informações que quiser. Assim o assessor deve convencer o jornalista que aquela informação é relevante e vale ser publicada.

Na mídia paga, as empresas podem comprar espaços e divulgar as informações que quiserem, mas para a assessoria de imprensa que trabalha com mídia espontânea, a matéria deve ser realmente relevante. Isso mantém a relevância do veículo de comunicação, por isso alguns veículos são muito mais disputados que outros.

 

Se você também quer saber como fazer assessoria de imprensa, a ZOOM oferece cursos que podem te introduzir neste mercado. Confira este e outros cursos em nosso site.

Tags:, , ,
Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

home office

Como contratar um colaborador para home office adequado

In home, Posts
Posted on jul 21 2020 at 13:07

Considerando o cenário de pandemia no Brasil, infelizmente vai demorar um pouco até tudo voltar [...]

Read More

Vantagens de fazer um curso de redes sociais online

In home, Posts
Posted on jul 13 2020 at 09:43

Não importa se você está há anos no mercado de trabalho ou entrando na faculdade [...]

Read More
assessoria de imprensa

Como sua marca pode ganhar engajamento com assessoria de imprensa

In home, Posts
Posted on jun 22 2020 at 10:00

Já pensou em ter sua marca aparecendo na grande mídia? O trabalho de uma boa [...]

Read More