preload

Como conquistar clientes pelo telefone

Por ZOOM Comunicação

Postado em 16/01/2020

Você já se perguntou como conquistar clientes? Onde estão? Qual a melhor forma de falar com eles? As empresas precisam dos consumidores, caso contrário, pode acontecer perda no faturamento.

Além de fidelizar os mais antigos, elas precisam conquistar novos clientes.

Ao planejar uma estratégia de prospecção, essas e outras perguntas são necessárias para definir as ações de vendas. São inúmeras as formas de conquistar os compradores, principalmente através da comunicação e marketing.

Uma técnica que, apesar de antiga, gera bons resultados quando utilizada e não pode faltar no seu planejamento é a prospecção pelo telefone.

Para entrar em contato com um possível comprador é preciso seguir algumas etapas que podem fazer com que ao final da ligação você tenha conquistado seu público com sucesso.

 

O PRIMEIRO CONTATO

 

Antes de fazer o primeiro contato, pesquise o comprador em questão, analise suas redes sociais e site (se tiver). Tenha informações que podem ser utilizadas durante a conversa. Isso mostra que você presta atenção nele e quer ajudar.

Quando for atendido, pergunte o nome da pessoa que está do outro lado do telefone, se apresente e fale da sua empresa com foco no negócio que você oferece e como ele pode ser uma solução incrível para resolver o problema do consumidor.

Conduza o diálogo de forma humanizada, pergunte quem é o responsável pelo setor que você quer conversar, se utilizam o serviço que você oferece.  Caso a resposta seja positiva, pergunte se eles estão satisfeitos com o serviço que utilizam. Se negativa, você tem uma oportunidade nas mãos para continuar a conversa e concretizar a venda.

 

ENTRE NO PROCESSO

Essa etapa é muito importante, se a conversa evoluiu. Isso significa que a sua empresa pode ajudar o ouvinte a resolver algum problema e que ele tem interesse naquilo que está sendo oferecido.

É neste momento que você marca uma reunião presencial e envia uma apresentação por e-mail.

Lembre-se, você conseguiu conquistar a pessoa pelo telefone, mas ainda não assinou o contrato.  Por isso é importante que a reunião seja marcada próxima ao dia que a ligação ocorreu, para que você não seja esquecido.

 

CRISE NA PROSPECÇÃO

Você deve estar se perguntando: E se, durante o processo, o possível usuário mostrar resistência ao me ouvir?

Infelizmente esse tipo de situação acontece, mas é possível passar por ela com sucesso. Você vai precisar ter inteligência emocional para continuar a conversa com simpatia e o tom de voz baixo.

Explique a importância de fazer networking e conhecer novos negócios, se mesmo assim a tensão continuar, agradeça e deixe seus contatos disponíveis para uma futura conversa. E tenha em mente que essa atitude não é pessoal e sempre pode acontecer.

Com todos esses processos, bem alinhados e executados a chance do seu mailing crescer, negócios fecharem e clientes serem conquistados é garantida.

 

Quer receber mais conteúdos como esse? Assine nossa newsletter.

 

Veja também: Relacionamento com o cliente como uma estratégia de sucesso

Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

assessoria de imprensa

ASSESSORIA DE IMPRENSA: 4 CAMINHOS PARA O SUCESSO

In home, Posts
Posted on jan 10 2020 at 14:21

Sempre que você assiste TV, escuta rádio ou lê jornais e revistas, poderá observar um [...]

Read More

Como aliar assessoria de imprensa e marketing digital?

In home, Posts
Posted on jan 03 2020 at 13:20

Assessoria de imprensa é uma das ações de comunicação mais importantes no meio corporativo. A [...]

Read More

Introdução ao SEO: o que é e pra que serve?

In home, Posts
Posted on dez 20 2019 at 13:10

Se você navega pelo mundo do marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO. [...]

Read More