Você já se perguntou como conquistar clientes? Onde estão? Qual a melhor forma de falar com eles? As empresas precisam dos consumidores, caso contrário, pode acontecer perda no faturamento.
Além de fidelizar os mais antigos, elas precisam conquistar novos clientes.
Ao planejar uma estratégia de prospecção, essas e outras perguntas são necessárias para definir as ações de vendas. São inúmeras as formas de conquistar os compradores, principalmente através da comunicação e marketing.
Uma técnica que, apesar de antiga, gera bons resultados quando utilizada e não pode faltar no seu planejamento é a prospecção pelo telefone.
Para entrar em contato com um possÃvel comprador é preciso seguir algumas etapas que podem fazer com que ao final da ligação você tenha conquistado seu público com sucesso.
O PRIMEIRO CONTATO
Antes de fazer o primeiro contato, pesquise o comprador em questão, analise suas redes sociais e site (se tiver). Tenha informações que podem ser utilizadas durante a conversa. Isso mostra que você presta atenção nele e quer ajudar.
Quando for atendido, pergunte o nome da pessoa que está do outro lado do telefone, se apresente e fale da sua empresa com foco no negócio que você oferece e como ele pode ser uma solução incrÃvel para resolver o problema do consumidor.
Conduza o diálogo de forma humanizada, pergunte quem é o responsável pelo setor que você quer conversar, se utilizam o serviço que você oferece. Todavia, caso a resposta seja positiva, pergunte se eles estão satisfeitos com o serviço que utilizam. Se negativa, você tem uma oportunidade nas mãos para continuar a conversa e concretizar a venda.
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ENTRE NO PROCESSO
Essa etapa é muito importante, se a conversa evoluiu. Isso significa que a sua empresa pode ajudar o ouvinte a resolver algum problema e que ele tem interesse naquilo que está sendo oferecido.
É neste momento que você marca uma reunião presencial e envia uma apresentação por e-mail.
Lembre-se, você conseguiu conquistar a pessoa pelo telefone, mas, ainda não assinou o contrato. Por isso é importante que a reunião seja marcada próxima ao dia que a ligação ocorreu, para que você não seja esquecido.
CRISE NA PROSPECÇÃO
Você deve estar se perguntando: E se, durante o processo, o possÃvel usuário mostrar resistência ao me ouvir?
Infelizmente esse tipo de situação acontece, mas é possÃvel passar por ela com sucesso. Você vai precisar ter inteligência emocional para continuar a conversa com simpatia e o tom de voz baixo.
Além disso, explique a importância de fazer networking e conhecer novos negócios, se mesmo assim a tensão continuar, agradeça e deixe seus contatos disponÃveis para uma futura conversa. E tenha em mente que essa atitude não é pessoal e sempre pode acontecer.
Com todos esses processos, bem alinhados e executados a chance do seu mailing crescer, negócios fecharem e clientes serem conquistados é garantida.
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Veja também: Relacionamento com o cliente como uma estratégia de sucesso