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Como aliar assessoria de imprensa e marketing digital?

Por ZOOM Comunicação

Postado em 03/01/2020

Assessoria de imprensa é uma das ações de comunicação mais importantes no meio corporativo. A proposta é a divulgação em mídia espontânea com o relacionamento entre veículos de imprensa, marcas e jornalistas.

 

O que é mídia espontânea?

A mídia espontânea é o espaço conquistado por marcas em veículos ou canais de comunicação, mas sem acordo financeiro entre as partes. A conquista do espaço para entrevista é resultado da atuação de uma equipe de assessoria de imprensa.

Os assessores usam estratégias, como follow-up e sugestões de pauta para estabelecer interface entre a empresa e o veículo de imprensa. Todavia, é importante entender que a atividade de uma assessoria de imprensa está diretamente relacionada à mídia.  O foco é manter o público externo informado sobre temas atuais ou assuntos  envolvendo a empresa.

O processo sempre apresenta uma imagem positiva e profissional da organização.  É justamente por isso que os negócios devem valorizar o trabalho de uma assessoria de imprensa.

Portanto, a atuação estabelece contato entre a empresa e o meio externo e pode melhorar a imagem de uma empresa e, em muitos casos, recuperar a reputação, após uma crise.

Os  assessores de imprensa são capazes de melhorar a imagem de uma empresa, atraindo novos clientes e consumidores para os produtos e serviços. Além disso, os resultados da assessoria de imprensa são relevantes e importantes. Portanto, as plataformas digitais conseguem ter ainda mais interatividade, captando um número maior de pessoas.

Qualquer empresa precisa desenvolver um conjunto de atividades dentro do marketing digital para atrair novos negócios, reforçar relacionamentos com atuais e futuros clientes e desenvolver uma identidade da marca.

O uso de estratégias digitais propiciam uma comunicação mais ampla e acessível com os consumidores.

 

assessoria de imprensa

Como funciona a assessoria de imprensa aliada ao marketing

As ações de marketing e assessoria de imprensa geram uma relação de confiança entre o consumidor e a empresa com uma comunicação prática e ágil.

A assessoria de imprensa e o marketing digital possuem o mesmo objetivo final: vender. Contudo, a assessoria de imprensa mantém um processo envolvendo produção, revisão, disparo e inserção. Já  o digital usa elementos mais automáticos, como programação de posts, análise de post, SEO, Inbound, Outbound etc.

Além disso, a situação não significa dizer que uma é melhor que a outra, mas, você pode mesclar as atividades das duas estratégias para conseguir bons resultados.

Para você entender melhor, vamos explicar algumas formas de como aliar a assessoria de imprensa ao marketing digital.

 

Divulgação de notícias


O marketing digital usa e abusa de mecanismos virtuais. É válido unir o trabalho da assessoria de imprensa com as redes sociais. É muito bom ver matérias e notícias publicadas sobre sua empresa. Para que seu texto atinja um público ainda maior, você deve divulgar as notícias publicadas nos meios de comunicação social também na página oficial da empresa e nas redes sociais.

A situação permite que outras pessoas vejam essa inserção na mídia, aumentando a movimentação de pessoas e visualizações nas redes sociais. A inserção da mídia também dá mais credibilidade ao seu texto. Portanto, compartilhe!

 

Pluralize seu texto


Os textos produzidos por uma assessoria de imprensa podem ser replicados e utilizados em meios diversos. A variação desses materiais é fundamental para aumentar o engajamento em redes sociais.

Um artigo enviado para a imprensa pode ser transformado em e-book. Um release produzido pode ser dividido em posts para o Facebook e o Instagram.

Uma sugestão de pauta pode se tornar um webinar ou um vídeo para atrair muitas visualizações ao canal da empresa. Depois de produzir uma quantidade suficiente de materiais que podem ser utilizados para diversos públicos e veículos, a empresa também pode fazer um link dessas postagens com a assessoria de imprensa.

Por exemplo: se você gostou desse vídeo sobre o tema, leia o artigo publicado por determinado veículo de comunicação!

 

Modernize os comunicados para imprensa


Uma boa assessoria de imprensa não precisa seguir, necessariamente, o mesmo formato. Uma estratégia interessante é fazer com que o comunicado de imprensa seja cada vez mais atrativo e mostrar as inserções na mídia que a assessoria teve durante a semana.

Use links, hashtags e CTA’s (call to action) em toda a estrutura desse comunicado.

Além disso, você pode aproveitar os hiperlinks para direcioná-los à página de inserção da mídia, aumentando o engajamento e o número de visitas na página.  É importante manter a página sempre em movimento e estimulando o usuário a tomar novas decisões.

 

Invista em planejamento de conteúdo estratégico

A produção de artigos, releases e posts sempre seguem um planejamento estratégico  para  direcionar o conteúdo, as prioridades e hierarquias. O planejamento permite pensar em ações mais criativas para as redes sociais.

A associação da assessoria de imprensa com o marketing digital promove posts chamativos para as redes sociais. Para isso, é essencial manter os melhores horários de postagens ou em um artigo, respeitando as regras de SEO.

Muito mais que um simples planejamento de assessoria, o planejamento de conteúdo foca no aproveitamento de materiais, gerando conteúdo mais inovador.

Você já tem uma comunicação preparada para melhores resultados em mídia espontânea? Invista também em redes sociais e em um bom planejamento estratégico!

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