preload

Benchmarking - Aprenda boas práticas on-line e saia na frente

Por ZOOM Comunicação

Postado em 13/01/2019

Você já ouviu falar em benchmarking? Já utilizou essa estratégia? Se essa expressão parece estranha e você acha que está lendo grego, saiba que, na verdade, é um termo derivado da palavra inglesa ‘benchmark’, significando ‘referência’.  Benchmarking é, na verdade, uma análise profunda das boas práticas usadas por empresas do seu setor que podem ser replicadas em sua própria empresa.

Em hipótese alguma, essa técnica deve ser confundida com plágio ou algo do tipo. Você deve encarar como uma pesquisa de mercado para ampliar os horizontes de sua marca, inclusive, avaliando como sua empresa está em relação à concorrência. Benchmarking é fundamental para analisar a presença da sua marca no mercado.

Mas, o que é benchmarking, afinal?

Para crescer e se destacar da concorrência, é necessário esse trabalho de monitoramento de mercado.  O processo inclui análise, interpretação, avaliação e mensuração das informações coletadas, sendo possível identificar novas tendências e sair na frente. 

Dentro do marketing digital, é preciso entender questões como as   práticas de search marketing, mídias sociais ou e-mail marketing, para explorar as mais usadas e as que dão maior retorno. 

 

Um bom benchmarking deve ajudar a responder as seguintes perguntas:

Como os seus concorrentes estão posicionados na internet? Quais blogs, hotsites e rede sociais eles usam?
Qual é o tom usado, o tipo de informação compartilhada e a frequência como se comunicam com o público?
Em qual canal investem mais e quais estratégias são usadas?
Como interagem e se relacionam com os consumidores?
As suas ações de marketing digital estão gerando mais ou menos engajamento que seus concorrentes?
Como é o design, estrutura e a experiência de navegação no seu site em relação aos auditados no mercado?

Após avaliar o resultado do questionário, você terá chance de avaliar os pontos positivos e negativos do mercado como um todo e elaborar um padrão a ser seguido. Mãos à obra!

Veja também: Marketing de conteúdo: saiba como iniciar uma estratégia

Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

Invista em produção audiovisual

In home, Posts
Posted on out 18 2019 at 17:19

As estratégias de conteúdo devem considerar a produção audiovisual, porque  já faz parte da rotina [...]

Read More

Inbound ou outbound marketing: Qual é a melhor estratégia?

In home, Posts
Posted on set 27 2019 at 13:18

Muito provavelmente, você já escutou a expressão inbound marketing. Afinal, é um conceito cada vez [...]

Read More

Como escolher a hashtag certa para seu negócio

In home, Posts
Posted on set 18 2019 at 15:08

Se você quer que seu conteúdo seja encontrado nas redes sociais, provavelmente, já usou as [...]

Read More