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Benchmarking- Aprenda boas práticas on-line e saia na frente

Por ZOOM Comunicação

Postado em 13/01/2019

Você já ouviu falar em benchmarking? Já utilizou essa estratégia? Se essa expressão parece estranha e você acha que está lendo grego, saiba que, na verdade, é um termo derivado da palavra inglesa ‘benchmark’, significando ‘referência’.  Benchmarking é, na verdade, uma análise profunda das boas práticas usadas por empresas do seu setor que podem ser replicadas em sua própria empresa.

Em hipótese alguma, essa técnica deve ser confundida com plágio ou algo do tipo. Você deve encarar como uma pesquisa de mercado para ampliar os horizontes de sua marca, inclusive, avaliando como sua empresa está em relação à concorrência. Benchmarking é fundamental para analisar a presença da sua marca no mercado.

Mas, o que é benchmarking, afinal?

Para crescer e se destacar da concorrência, é necessário esse trabalho de monitoramento de mercado.  O processo inclui análise, interpretação, avaliação e mensuração das informações coletadas, sendo possível identificar novas tendências e sair na frente. 

Dentro do marketing digital, é preciso entender questões como as   práticas de search marketing, mídias sociais ou e-mail marketing, para explorar as mais usadas e as que dão maior retorno. 

 

Um bom benchmarking deve ajudar a responder as seguintes perguntas:

Como os seus concorrentes estão posicionados na internet? Quais blogs, hotsites e rede sociais eles usam?
Qual é o tom usado, o tipo de informação compartilhada e a frequência como se comunicam com o público?
Em qual canal investem mais e quais estratégias são usadas?
Como interagem e se relacionam com os consumidores?
As suas ações de marketing digital estão gerando mais ou menos engajamento que seus concorrentes?
Como é o design, estrutura e a experiência de navegação no seu site em relação aos auditados no mercado?

Após avaliar o resultado do questionário, você terá chance de avaliar os pontos positivos e negativos do mercado como um todo e elaborar um padrão a ser seguido. Mãos à obra!

Veja também: Marketing de conteúdo: saiba como iniciar uma estratégia

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