Mais que apresentar talento, o cantor – independentemente do nÃvel de sucesso – quer alcançar o maior número possÃvel de pessoas com seu trabalho e, muitas vezes, não é possÃvel realizar essa divulgação presencialmente, tanto em decorrência da (falta de espaço na) agenda de shows ou da logÃstica de transporte.
A rotina corrida, associada à falta de tempo comum ao cotidiano de quem vive na estrada, também impedem de atuar na linha de frente de divulgação. E é aà que entra o papel de uma assessoria de imprensa! A empresa será o responsável por informar aos veÃculos de comunicação – locais e/ou nacionais – as novidades sobre a carreira, projetos e assuntos relacionados ao artista.
Os artistas contam, em geral, com dois tipos de assessores de imprensa: os que atuam a partir da empresa e os que acompanham as viagens e turnês. O primeiro time trabalha na linha de frente do relacionamento direto com a imprensa, enquanto o segundo fica responsável pelo acompanhamento das entrevistas antes ou após os shows, atuando para fazer as apresentações entre os jornalistas e os artistas e controlar a quantidade de veÃculos que serão atendidas na ocasião.
São os assessores de imprensa que também entrarão em ação, caso haja alguma crise de imagem, polêmica envolvendo o artista ou alguma outra situação que comprometa a carreira. O ideal é escolher profissionais que já tenham experiência e que saibam lidar com tais circunstâncias, pois um passo descuidado pode derrubar um trabalho de anos.