Quando pensamos em produção de conteúdo para web, não tem como não pensar no blog corporativo como uma estratégia. Mas, ao produzir esse tipo de conteúdo, existem alguns segredos que tornam a leitura mais agradável para o leitor.
Você sabia que a leitura dinâmica é muito usada por ser a prática de ler até três vezes mais rápido que o convencional, usando métodos de leitura em blocos e análise dos conteúdos por escaneamento visual?
A sua exposição diária a milhares de informações requer um processamento rápido, ou seja, é quase uma questão de sobrevivência, assim como produzir conteúdos para atrair e engajar o público.
Quer aprender como produzir textos para a web que facilitem a leitura dinâmica?
Confira as DICAS abaixo:
Primeiro, deve-se falar sobre escaneabilidade
A palavra pode parecer complexa, mas a verdade é que a escaneabilidade é a técnica para otimizar o conteúdo e facilitar a experiência do usuário no momento da leitura.
Portanto, essa prática também tem grande influência no posicionamento do site, junto aos principais mecanismos de busca.
Boas Práticas de escaneabilidade
A produção de conteúdo para web que seja bom e amigável depende do tamanho do texto e do emprego de diversos recursos, como subtítulos, formatação, hiperlinks e recursos visuais.
1. TAMANHO DO TEXTO
O tamanho do texto não pode ser um obstáculo para a leitura, ao contrário, deve ser usado para atrair a atenção do leitor. Sendo assim, avalie o seu conteúdo de forma crítica para ter a certeza de quanto tempo de leitura o tema realmente vale.
Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar:
- Opte sempre por períodos e parágrafos curtos, pois ajudam a tornar a leitura mais leve, clara e menos cansativa.
- Coloque no início do seu texto o tempo de leitura necessário, de acordo com as métricas estabelecidas pela internet:
- 250 palavras: cerca de 1 minuto de leitura;
- 500 palavras: cerca de 2 minutos de leitura;
- 1.000 palavras: cerca de 5 minutos de leitura;
- 1.500 palavras: cerca de 8 minutos de leitura;
- 2.000 palavras: cerca de 11 minutos de leitura;
- 3.000 palavras: cerca de 16 minutos de leitura.
2. SUBTÍTULOS
O subtítulo deve apresentar os tópicos mais importantes do texto para o leitor saber, exatamente, as informações que encontrará.
Lembre-se que, muitas vezes, antes de iniciar a leitura, o cliente “passará os olhos” para avaliar se o conteúdo vale a pena.
O ideal é que um texto produzido para a web tenha 3 subtítulos, no mínimo.
Usar perguntas como subtítulos é uma boa estratégia.
Exemplo: o título do seu texto é “Marketing Digital: Tudo sobre as ações que vão mudar sua forma de pensar”.
Os três subtítulos possíveis são:
- O que é Marketing Digital?
- Qual é a vantagem em aplicar essas ações?
- Como utilizar do Marketing Digital em minha empresa?
3. TÉCNICAS DE FORMATAÇÃO
As técnicas de formatação proporcionam um conteúdo mais dinâmico e atraente. Confira os recursos que podem ser utilizados:
- Listas: sempre que possível, substitua o texto corrido por listas que facilitarão a compreensão da mensagem
- Negrito: é uma boa opção para destacar as palavras-chave no texto
- Alinhamento à esquerda: a concentração do leitor em uma página costuma ser do canto superior
esquerdo para a direita. O texto deve seguir esse modelo para contribuir com a permanência do cliente na leitura
4. RECURSOS VISUAIS
O potencial transmidiático da internet pode e deve ser aproveitado. A inclusão de fotos, imagens, vídeos e infográficos “suavizam” o conteúdo e diminui a monotonia, tornando-o mais “vivo”.
Como avaliar o nível de escaneabilidade?
Após executar esses passos, você pode ficar curioso para saber se o seu conteúdo está satisfatório para a leitura do público.
Para descobrir o nível de qualidade do conteúdo, vale usar ferramentas de análise, como plug-ins disponibilizados em algumas plataformas de gestão de conteúdo, análise da quantidade de acessos às páginas do blog, taxa de rejeição, índice de cliques e tempo de permanência no site.
Quer aprender mais sobre produção de conteúdo para web? Continue nos acompanhando.
Veja também:
– Saiba como iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo
– Importância da produção de conteúdo para seu negócio
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