As famosas hashtags são aqueles sÃmbolos de jogo da velha, seguido de uma (ou mais) palavra (s), logo após uma publicação no instagram. Provavelmente, você já viu ou utilizou uma dessas. Entretanto, algo que nem todos sabem é que esse sÃmbolo tem uma função muito especÃfica para seu conteúdo.
As # são palavras-chave que você pode usar, estrategicamente, para ser encontrado com mais facilidade pelo seu público. A adesão das # começou com o twitter e, atualmente, já se tornou popular na maioria das mÃdias sociais, inclusive no linkedin.
Elas são responsáveis por identificarem o tema do conteúdo que está sendo compartilhado, fazendo com que as pessoas possam filtrar as suas pesquisas para acompanhar assuntos de seu interesse.
Todavia, existem alguns cuidados que você deve tomar ao usá-las. Confira a seguir:
Use # de acordo com o tema da sua publicação
Não use muitas # no mesmo post. É importante escrever um conteúdo interessante e atrativo para sua persona. Utilize as palavras-chave do seu negócio e insira as # para classificar o conteúdo. Use-as para destacar os principais termos do seu conteúdo, para indexá-lo de uma maneira simples e objetiva na busca dos usuários.
Além disso, quando você aplicar o sÃmbolo demais, poderá ser penalizado no Instagram, por exemplo.
Faça pesquisa das # mais usadas em sua área de atuação
Vale a pena pesquisar quais são as hashtags mais utilizadas para o segmento de sua empresa e apostar nelas. Dessa forma, você estará dando mais visibilidade ao seu conteúdo. E, mais importante: para o público certo!
Para saber quais são elas, você pode contar com a ajuda de aplicativos de pesquisa, como é o caso do Leetags, Magnify for Instagram (disponÃvel somente para Android) e All Hashtag.
Crie a sua própria #
Seja muito criativo e crie uma hashtag exclusiva para o seu negócio. Foque em termos curtos, simples, objetivos e muito estratégicos. Resuma o conceito de sua marca em uma # dinâmica e direcionada.
Quer saber mais sobre estratégias para redes sociais? Vamos conversar!
Veja também: Storytelling audiovisual: criando histórias para engajamento