Se você acredita que um bom gerenciamento de redes sociais se resume à programação de posts, está na hora de rever sua estratégia. Uma gestão de qualidade está ligada a vários fatores.
Trabalhar com redes sociais exige planejamento, análise de dados e expertise em produção de conteúdo direcionado. Além disso, é necessário vender. Quando se considera somente as métricas da vaidade, é possível provocar algumas risadas, mas não são um combustível para o negócio.
Número de likes, comentários, curtidas e visualizações (os famosos números da vaidade) são importantes, pois representam forte construção da marca. Mas, SOZINHOS não fazem sentido.
Confira algumas dicas
Defina um objetivo
O Facebok é a maior rede social do mundo com 130 milhões de usuários no Brasil. Ela possui um algoritmo que aumenta o alcance, conforme as interações dos usuários. O Instagram é um dos aplicativos queridinho do público brasileiro, com 57 milhões de usuários. Agora, imagina esse grande público trabalhando organicamente para sua marca. Seria incrível, não é?!
Portanto, é preciso pensar estrategicamente sobre como e o que você quer vender nas redes sociais, seja um produto ou serviço. Ter um perfil, mas não saber o que fazer é como entrar em um navio sem saber o destino da embarcação. E, pode apostar que, quase sempre, essa aventura não garante bons resultados.
Sendo assim, pense em um objetivo tangível, como por exemplo: “Aumentar em XX% as vendas do mês”, ou “Conseguir XX cadastros novos no site”. Sempre pense em uma meta que consiga mensurar no fim do mês.
Defina sua persona
Saber com quem está falando é fundamental para o sucesso. Além de definir um público-alvo, pesquise e crie a sua persona. Após definir o seu objetivo, é hora de pensar para quem quer direcionar todo o conteúdo da sua comunicação.
Passar por esse processo é crucial.
Comunicação é a alma do gerenciamento de redes sociais
Objetivo está OK, a persona está OK e você está no caminho certo. Seguindo essa linha, é preciso definir o tom da sua comunicação. A sua linguagem varia de acordo com seu público e serviço.
É incrível ver como a Netflix, por exemplo, se comunica de forma informal e divertida com os seus seguidores, usando GIFs e imagens engraçadas. E é possível que isso gere um resultado positivo para a empresa e que cada vez mais pessoas se tornem fãs da marca, certo? Depende!
Para algumas empresas, esse estilo de gerenciamento de redes sociais pode não fazer tanto sentido. Por exemplo, se a sua empresa tiver um perfil mais formal internamente e uma comunicação mais formal com os seus clientes, usar essa comunicação informal e engraçada nas redes sociais pode dar a impressão de que não há autenticidade.
Monitore sempre
O monitoramento é uma fase de extrema importância dentro do gerenciamento de redes sociais. Afinal, esse processo permite a você mensurar se o seu conteúdo está gerando bons resultados para sua marca.
As métricas como o Engajamento e o Alcance das publicações, fornecidas pelo Facebook, Twitter e LinkedIn, são essenciais para a construção de novas ideias sobre o tipo de conteúdo veiculado.
Por exemplo, se você observar que o número de fãs da sua página e o alcance das suas publicações continua aumentando, mas que o tráfego no seu site, decorrente das redes sociais, está cada vez menor, comparado às impressões das publicações que só aumentam, é possível que alguma coisa na sua publicação não esteja dando resultado – por exemplo, o tipo de descrição ou a imagem.
Em outro caso, se o tráfego no seu site está aumentando, mas o número de conversões dentro do seu site não tem o mesmo comportamento, pode ser o tipo de conteúdo ou a sua Landing Page que está com algum problema.
Agora que você entende a diferença entre gerenciamento de redes sociais e programação avulsa de posts, está na hora de investir de forma eficiente em sua marca! Vamos conversar: contato@zoomcomunicacao.com.br