Se você navega pelo mundo do marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO. O processo é de grande importância para quem produz conteúdo on-line. Sendo cada vez mais estudado e adotado por quem quer se destacar nas plataformas de busca. Entretanto, se você ainda não sabe o que é, ou se sabe e quer saber mais, ou mesmo se você nunca ouviu nada sobre isso, esse texto é pra você!
Afinal, o que é SEO?
Desde a criação da internet, logo apareceram os sites de busca para facilitar o cotidiano do internauta. No começo, quando se buscava alguma palavra ou termo em um desses sites, os resultados apareciam em ordem alfabética. Contudo, uma nova geração de buscadores gerou a novidade dos resultados organizados por relevância.
A relevância é definida pelos algoritmos que, de forma bem simplificada, representam os passos necessários para se realizar uma tarefa. Os algoritmos seguem uma sequência de comandos pré-definidos para determinar quais sites são mais relevantes que outros. Portanto, devem aparecer primeiro, quando determinado termo ou palavra é buscado através do site.
No caso do Google, o buscador mais famoso, essa sequência de comandos é determinada por elementos escolhidos, definindo que tipo de conteúdo é realmente bom. Os fatores não são relevados pela empresa, mas ao longo do tempo foi possível descobrir algumas práticas que contribuem para o bom posicionamento dos sites.
Logo, SEO é a sigla para Search Engine Optimization, traduzindo, otimização pra mecanismos de busca, ou seja, as práticas que podem ser adotadas em uma página, ou em um site inteiro, para melhorar o posicionamento em um buscador.
E pra que serve?
Você costuma ir até a segunda página no Google? E a terceira? Quantas vezes você já foi até a página 4? Em geral, encontramos o que precisamos logo na primeira ou segunda página e nem verificamos o resto.
A situação é tão importante que, às vezes, ao fazer busca no Google, os dois ou três primeiros resultados são de sites que pagaram para estar ali. É possível distinguir os sites que pagaram por sua posição pela palavra “anúncio” ao lado da URL.
É muito importante ficar entre as primeiras posições, já que a chance do conteúdo ser visto é muito maior. E, quanto melhor a posição do seu site, maior a chance das pessoas acessarem de forma orgânica, ou seja, sem que você precise pagar por isso.
Conteúdo de qualidade, um bom código de site, otimização para desktop e celular, tudo isso e muito mais afetam o posicionamento do seu domínio nos buscadores.
Existem outros fatores que interferem no ranqueamento de sua página e o principal deles é trabalhar bem o conteúdo. A pesquisa de palavra-chave, escaneabilidade, semântica e título são elementos que devem ser muito bem pensados para conseguir um bom resultado com a produção.
Agora que você já sabe o que é o SEO, no próximo texto, vamos explorar os elementos. Até lá, você pode ler sobre como o SEO incrementa suas estratégias de Marketing de Conteúdo.