O que as cores dizem sobre uma empresa? Primeiramente, é importante saber que a identidade visual é fundamental para garantir “personalidade” à sua marca e as cores desempenham um importante papel nesta missão. Se o público é mais jovem, por exemplo, e a marca, mais viva, opta-se por cores quentes e enérgicas.
Por outro lado, se sua empresa quer passar uma imagem mais calma, tranquila, em que a limpeza, a confiança e o conforto devem ser os pontos de destaque, os tons, geralmente utilizados, são pastéis e cores mais frias. Se observarmos, não é comum, por exemplo, ver em hospitais e clínicas o uso de cores escuras, como o preto, ou muito quentes, como o laranja. Já quando pensamos em requinte, os tons mais escuros vêm à cabeça, gerando uma ideia de luxo, muito utilizados em marcas de moda, carros e similares.
É recorrente observarmos marcas de segmentos semelhantes, mesmo que concorrentes diretas, com cores parecidas em sua identidade visual.
EXEMPLO:
CORES E PERCEPÇÕES
Quando alguém vê uma peça gráfica, muito possivelmente, não terá tempo de decifrá-la ou entender seu segmento, porque esse contato pode acontecer muito rapidamente, ao passar dentro de um carro ou ônibus. As cores são fundamentais para facilitar a assimilação.
Outro ponto importante é que os logotipos e as peças gráficas não são acompanhados por uma legenda descritiva. A composição deve ser eficaz e falar por si só. O uso de elementos adequados facilita a compreensão e um deles é a cor.
As questões culturais também influenciam sobre como observamos e conferimos significado às cores e ao que representam, então é sempre bom estar atento a isso para evitar gafes. O significado de uma cor para uma pessoa do ocidente não é o mesmo para uma pessoa do oriente, podendo, inclusive, ter sentidos opostos.