A casa de apostas Mostbet é a maior plataforma de apostas online do Brasil, onde você pode apostar em eventos esportivos e jogar em cassinos online. Trabalhamos 24 horas por dia, 7 dias por semana para lhe oferecer probabilidades altas, uma grande seleção de apostas, vários bônus e promoções, apostas grátis e rodadas grátis. A retirada de dinheiro da Mostbet é possível em qualquer sistema de pagamento. A jogabilidade ficará ainda mais emocionante se você baixar nosso aplicativo móvel.
preload

Comunicação interna – Cultura organizacional

Por ZOOM Comunicação

Postado em 04/09/2017

A comunicação interna sempre foi um grande desafio, cuja principal função é engajar os funcionários, envolvê-los, sensibilizá-los e impactá-los com os valores da empresa. A organização tem três tipos de pessoas: os contrários, os desengajados e os engajados, sendo que cada um, nesse cenário, terá uma função decisiva para o futuro da empresa. O engajado lidera por bem, o contrário tenta destruir o que existe de envolvimento entre a equipe e os desengajados agem ativamente, reforçando o seu posicionamento.

O primeiro passo para mudar a cultura de uma organização é identificar quem é quem para planejar algumas atitudes. A empresa deve colocar as pessoas engajadas em posições de liderança, dando visibilidade e reconhecimento para fortalecer o envolvimento delas com a empresa. Os contrários, a única solução é a demissão. Se a empresa não corrobora com o comportamento desse funcionário, deve demitir antes que cause mais problemas. As ações refletirão diretamente sobre os desmotivados, causando um impacto decisivo para que tomem consciência sobre o que se passa na empresa.

As organizações têm o costume de tentarem engajar de duas maneiras e usa-se a metáfora da cenoura e do chicote para caracterizá-las. A cenoura é o bônus e, se não deu certo, aplica-se o chicote. As pessoas são “infantilizadas” e as ações acabam virando barganha para um trabalho que vira uma moeda de troca, sendo que o risco é grande de atrapalhar a motivação do funcionário. A motivação extrínseca não se sustenta por muito tempo, sendo que mobiliza por um curto prazo e o pior, destrói a motivação intrínseca.

A motivação 3.0 trabalha com três pilares: autonomia, maestria e propósito. A autonomia é as pessoas participarem da maneira delas e, para isso, precisam ter clareza da função. Em muitos casos, o funcionário não tem conhecimento sobre qual é o seu papel e o que a empresa espera dele, sendo um dos grandes obstáculos para o engajamento. Sem clareza, não há autonomia.

A maestria trata do senso de aprender. Os funcionários querem estar sempre aprendendo algo. A curiosidade deve estar aguçada e os colaboradores precisam ter a percepção de estarem conhecendo coisas novas. O propósito é aquilo que mostra ao colaborador o sentido do que faz, ou seja, que a produção valerá alguma coisa, que tem sentido.

Do ponto de vista da empresa, engajar se faz necessário para que o funcionário tenha o comportamento que a organização deseja, cumprindo as orientações repassadas. O manejo da cultura organizacional destaca o comportamento alinhado com o que a empresa quer, sem a necessidade de controle, mas sempre com a ideia de autogovernança. A comunicação interna deve estar aberta para escutar, entender e considerar os questionamentos das pessoas. Elas devem se sentir respeitadas. O planejamento de comunicação deve ser baseado em escutar e absorver essas informações, transformadas em ações.

O manejo da cultura organizacional trabalha os valores da empresa, tangibilizados por ações que geram casos internos inspiradores, criando mitos para direcionarem como as coisas são feitas na empresa. É função da comunicação interna trabalhar os valores, esperando que surjam mais novos casos inspiradores e que outros mitos sejam criados e que inspirem.

A atuacação interna deve trabalhar com outras formas de comunicação, utilizando recursos tecnológicos, sendo menos textuais e mais visuais. Deve-se lembrar que a notícia não muda comportamento, pois abordam o passado. A comunicação interna projeta o futuro. O setor deve ser capaz de criar possibilidades de novos comportamentos dentro da empresa e ter estratégias para criar o futuro que deseja, influenciando na construção do presente para que o amanhã seja ainda mais alinhado com o negócio.

Tags:, , ,
Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

Dicas ZOOM para utilização de SEO

Dicas de SEO para te Ajudar na Estratégia de Marketing de Conteúdo

In home, Posts
Posted on abr 16 2021 at 17:42

Muitos empresários e comunicadores estão completamente perdidos em relação ao buscando dicas de SEO, a [...]

Read More
Dicas ZOOM de SEO para Links

SEO para Links: 5 Dicas Essenciais

In home, Posts
Posted on abr 16 2021 at 17:42

Nós já falamos sobre a importância do SEO em nosso blog e hoje, queremos falar [...]

Read More
Ao criar conteúdo para um blog empresarial, estruture o texto para otimizar a experiência do usuário com uma leitura dinâmica

Leitura Dinâmica na Produção de Conteúdo para Web

In home, Posts
Posted on abr 12 2021 at 17:24

Quando pensamos em produção de conteúdo para web, não tem como não pensar no blog [...]

Read More