As estratégias para superar a crise convergem para um eficiente trabalho de Comunicação. Qualquer atitude ou ação para retomar o crescimento terá que, necessariamente, passar por um processo de comunicação. A retração do faturamento, qualquer que seja seu negócio, é o primeiro indÃcio e, já suficiente, para VOCÊ, simplesmente, seguir o primeiro dos cinco passos sugeridos abaixo para superar a crise. Confira:
1 – PARE E OBSERVE – VOCÊ precisa compreender porque não está crescendo e-ou o motivo que gerou a redução do lucro. Nada de ansiedade. Não ajudará. Muitos cientistas já consideram a ansiedade o mal do século. A etapa é simples. Interrompa o que está fazendo e observe. Monitore todo o processo do seu negócio para identificar a possibilidade de alguma ruptura no sistema e-ou algum colaborador com em baixa produtividade ou dificuldade. A inexistência de problema nesses casos não é motivo para desespero. Pelo contrário, é sinal que a empresa continua funcionando bem. O foco deve ser direcionado para fora da empresa, visando identificar possÃveis causas, como queda de qualidade nos produtos e-ou serviços, novos concorrentes, mudanças na legislação e problemas econômicos da empresa ou do mercado, entre outras situações.
2 – COMPREENDER PARA PLANEJAR – É fundamental entender causa que impacta o negócio, pois propiciará conhecimento para planejar ações para reverter a situação. VOCÊ deve conversar com sua equipe sobre a situação e discutir as causas identificadas, solicitando sugestões para alinhar um planejamento.
#conhecimentoparainovar
3 – ESTRATÉGIAS – As causas, as sugestões e o levantamento feito durante o processo de identificação é o briefing perfeito para elaborar um planejamento adequado de comunicação. Estude as informações, cuidadosamente, visando estabelecer as corretas estratégias para retomar o crescimento. É importante definir quem será o responsável por cada etapa, o tempo previsto e as metas para posterior avaliação dos resultados.
4 – ENVOLVIMENTO – De nada adiantará todo o processo até aqui, se a implementação do planejamento não contar com a completa participação dos colaboradores e, quando necessário, dos fornecedores, parceiros, ou seja, os stakeholders envolvidos para garantir a efetivação das ações.
#comunicacaoemmovimento
5 – COMUNICAÇÃO – A comunicação abrange qualquer processo do negócio. É impossÃvel dar um passo sem se comunicar. A eficácia da retomada do crescimento está diretamente relacionada com a comunicação interna para garantir colaboradores dispostos a participarem e a comunicação externa, envolvendo as ferramentas e plataformas mais indicadas para retomar os resultados.
A comunicação é um processo em etapas. A execução de cada ação requer a seleção e implementação das fases com o uso eficaz de ferramentas e plataformas adequadas para cada caso.
#comunicacaoeinvestimento
É preciso ter claro que uma comunicação efetiva requer investimento e comunicadores qualificados para proporem planejamentos conforme os recursos disponÃveis. O resultado e-ou o lucro estão diretamente ligados a uma comunicação diária eficaz com os diversos públicos. O investimento é variável e pode ser adaptado conforme a realidade do negócio.
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