O atual cenário econômico e polÃtico provoca instabilidade nas empresas brasileiras. Manter um alinhamento da equipe em um momento em que as pessoas estão com medo de perder o emprego e não sabem como serão os próximos meses é um desafio diário em qualquer tipo de organização. De um lado, é preciso reverter o quadro de redução das vendas para se reestabelecer no mercado. Por outro, é preciso encontrar caminhos para que o colaborador continue motivado e não caia na armadilha da insegurança. Estabelecer uma comunicação interna estratégia é essencial para as instituições conseguirem atingir seus objetivos com apoio das equipes.
A cada novo dia, somos bombardeados por informações sobre a crise econômica. As notÃcias sobre as novas decisões parlamentares e a incerteza da continuidade do governo Dilma Rouseff não param de chegar e podem afligir a sociedade. A instabilidade do Brasil gera fragilidade emocional na população e contribui para aumentar, ainda mais, os problemas de gestão interna das empresas.
Se antes os lÃderes das organizações tinham que lidar com uma série de desafios de diários para alcançar o desenvolvimento de suas equipes e, consequentemente, atingirem as metas de crescimento das empresas, hoje, o cenário é ainda mais estimulantes. Estamos em um momento no qual a comunicação interna é essencial para alinhar expectativas e reduzir a ansiedade gerada pelo cenário do paÃs. Não há funcionário produtivo se não houver tranquilidade para fazer suas tarefas diárias e criatividade para implantar novos projetos e ideias.
A inovação é a palavra de ordem deste momento. As estratégias de comunicação interna evoluÃram com o surgimento das redes sociais e cresceram com o alcance potencial e segmentado da internet. Muito mais do que criar jornais murais, é possÃvel investir na criação de aplicativos segmentados e até mesmo em criar sua própria mÃdia social, facilitando o relacionamento entre diferentes setores e permitindo a troca de arquivos multimÃdia.
Os canais internos de vÃdeo substituÃram as antigas TVs internas e fizeram com que o alcance potencial das mensagens crescesse. Informações estratégicas podem ser repassadas pelo presidente para a equipe por meio de vÃdeos on-line, unificando o conteúdo da mensagem e permitindo que os colaboradores revejam o vÃdeo a qualquer momento. Além disso, essas mÃdias são facilitadas de conteúdo técnico. Por exemplo, algumas orientações técnicas podem ser simplificadas através da criação de um vÃdeo com o passo a passo da ação de forma ilustrada.
Qualquer tipo de investimento neste momento pode ser considerado algo a se estudar com calma e avaliar se realmente vale a pena. Contudo, é importante dizer que a comunicação interna estratégica potencializa o engajamento das equipes e tende a reduzir as incertezas geradas pelo desencontro das informações. A consequência de equipes bem estruturadas e imbuÃdas de um único objetivo é o estÃmulo à divulgação dos produtos e, consequentemente, à s vendas. É imprescindÃvel se manter estável neste momento para enfrentar os desafios econômicos do paÃs e se consolidar após o perÃodo de crise.
*** Caroline Paiva, coordenadora da ZOOM Comunicação