Com crescimento constante das plataformas, marketing digital direcionado ganha força em ano de eleição; internautas que acompanham personalidades já passam dos 16 milhões só no Facebook
Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram uma das principais ferramentas para marketing de empresas, personalidades e, principalmente, de políticos, que estão sempre buscando por um voto a mais nas próximas eleições. Um levantamento feito pela empresa de inteligência digital Medialogue, divulgado em março revela, que o político com o maior número de seguidores no Facebook no Brasil, em uma lista de dez figuras que se enquadram na categoria “presidenciáveis”, contabiliza mais de 4 milhões de “curtidas”, enquanto o último ultrapassa os 100 mil. Se forem somados os números de todos, a quantidade de seguidores – que podem ser eleitores ou críticos da oposição – chega a quase 16 milhões. Esse número é ainda maior se consideramos outras redes, como o Twitter, Instagram e Snapachat.
De acordo com Admilson Resende, diretor da ZOOM Comunicação e organizador do BH Social Media – um dos maiores eventos em Minas Gerais voltados para o debates das redes sociais – não dá para ignorar o eleitor internauta e a mensagem passada deve ser bem estruturada. “O conteúdo postado em perfis e páginas de políticos pode alavancar uma campanha eleitoral, mas também pode arruiná-la. É essencial ter planejamento estratégico e utilizar ferramentas adequadas para atingir os objetivos das ações de marketing”, explica.
O diretor da ZOOM lembra que o desafio é estabelecer uma comunicação de qualidade e que tenha repercussão. “É preciso diversificar a forma, para que o espaço continue sendo atrativo, bem como conhecer e usar ferramentas e aplicativos de monitoramento e análise para um diagnóstico preciso do resultado de marketing e de interação com o público”, pontua.
O que se observa, atualmente, é que grande maioria dos políticos utilizam seus espaços nas redes sociais para postar fotos de eventos com participação popular, vídeos de campanhas e discursos, além de detalhes da agenda e posicionamento sobre determinado cenário político. Todas essas ações devem se intensificar esse ano, com as eleições municipais. “No período eleitoral, a aproximação com internautas ficará mais evidente. As transmissões ‘ao vivo’ de sessões e debates públicos, bem como de chats são algumas ferramentas para tornar a comunicação mais direta e ganhar votos”, complementa Resende.