preload

Retorno sobre investimento: saiba como calcular e a importância dessa métrica

Por ZOOM Comunicação

Postado em 11/12/2018

O Retorno sobre Investimento (ROI) é um indicador muito importante para verificar desempenho. Por meio dele, é possível identificar quanto dinheiro a sua empresa ganhou ou perdeu com os investimentos. A métrica é fundamental para avaliar quais investimentos valem a pena, em quais projetos manter recursos e quais abandonar.

A fórmula para calcular ROI

Para calcular o ROI é bem simples, basta usar a fórmula:

ROI

 

 

 

Após esse cálculo, você poderá avaliar se todas as iniciativas contribuem para o crescimento da empresa e, dessa forma, analisar se vale mudar as estratégias.

 

Qual a importância do ROI?

A atenção com  essa métrica significa que sua marca planeja, com base em resultados possíveis de alcançar, manter a saúde financeira em dia e continuar lucrando. Também é possível identificar o tempo que os investimentos levam para gerar  retorno.

Imagine que o ganho de uma empresa tenha sido de R$ 100 mil e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Utilizando a fórmula acima, temos:

ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000

ROI = 9

Nesse caso, o ROI foi de 9 vezes o investimento inicial. Você também pode multiplicar o resultado por cem para obtê-lo em porcentagem, consequentemente, neste caso, seria 900% de retorno.

Ao avaliarem sua empresa, os investidores também poderão analisar esse indicativo para verificar quanto seu empreendimento lucrará, antecipando  se o investimento valerá a pena. Entenda como o ROI influencia os valores da sua empresa, monitore sempre e estabeleça metas realistas e objetivas.

Crie uma planilha para acompanhar essa métrica

Você pode criar uma planilha no próprio Excel segundo as necessidades de sua empresa. Caso ainda não se sinta preparado para tal, pode optar por uma ferramenta on-line para  executar esse cálculo.  No FazAConta é possível  inserir os ganhos e investimento de sua empresa e calcular o ROI automaticamente e, o que é melhor, gratuitamente.

 

Aproveite essas dicas e se programe para evitar começar o ano no vermelho!

 

Veja também: COMO COMEÇAR UMA ESTRATÉGIA DE INBOUND MARKETING

Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

A importância do marketing de influência para o seu negócio

In home, Posts
Posted on jun 19 2019 at 09:33

Você sabe identificar influenciadores digitais em seu nicho mercadológico?  Os influenciadores são os famosos “digitais [...]

Read More

INVISTA EM LINKEDIN PARA ALAVANCAR SUA CARREIRA

In home, Posts
Posted on jun 03 2019 at 14:42

É comum, entre os aficionados das redes sociais, o Linkedin ser “deixado de lado”, quando [...]

Read More

IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

In home, Posts
Posted on maio 03 2019 at 09:29

Hoje, é difícil imaginar um meio mais rápido e preciso para a propagação de notícias [...]

Read More