preload

Retorno sobre investimento: saiba como calcular e a importância dessa métrica

Por ZOOM Comunicação

Postado em 11/12/2018

O Retorno sobre Investimento (ROI) é um indicador muito importante para verificar desempenho. Por meio dele, é possível identificar quanto dinheiro a sua empresa ganhou ou perdeu com os investimentos. A métrica é fundamental para avaliar quais investimentos valem a pena, em quais projetos manter recursos e quais abandonar.

A fórmula para calcular ROI

Para calcular o ROI é bem simples, basta usar a fórmula:

ROI

 

 

 

Após esse cálculo, você poderá avaliar se todas as iniciativas contribuem para o crescimento da empresa e, dessa forma, analisar se vale mudar as estratégias.

 

Qual a importância do ROI?

A atenção com  essa métrica significa que sua marca planeja, com base em resultados possíveis de alcançar, manter a saúde financeira em dia e continuar lucrando. Também é possível identificar o tempo que os investimentos levam para gerar  retorno.

Imagine que o ganho de uma empresa tenha sido de R$ 100 mil e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Utilizando a fórmula acima, temos:

ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000

ROI = 9

Nesse caso, o ROI foi de 9 vezes o investimento inicial. Você também pode multiplicar o resultado por cem para obtê-lo em porcentagem, consequentemente, neste caso, seria 900% de retorno.

Ao avaliarem sua empresa, os investidores também poderão analisar esse indicativo para verificar quanto seu empreendimento lucrará, antecipando  se o investimento valerá a pena. Entenda como o ROI influencia os valores da sua empresa, monitore sempre e estabeleça metas realistas e objetivas.

Crie uma planilha para acompanhar essa métrica

Você pode criar uma planilha no próprio Excel segundo as necessidades de sua empresa. Caso ainda não se sinta preparado para tal, pode optar por uma ferramenta on-line para  executar esse cálculo.  No FazAConta é possível  inserir os ganhos e investimento de sua empresa e calcular o ROI automaticamente e, o que é melhor, gratuitamente.

 

Aproveite essas dicas e se programe para evitar começar o ano no vermelho!

 

Veja também: COMO COMEÇAR UMA ESTRATÉGIA DE INBOUND MARKETING

Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

Whatsapp Business, entenda como funciona o APP

In home, Posts
Posted on mar 19 2019 at 09:43

Muito provavelmente, você já utiliza o aplicativo de mensagens Whatsapp e já entende o quanto [...]

Read More

COMO É O PROCESSO DE CRIAÇÃO NO DESIGN?

In home, Posts
Posted on mar 07 2019 at 09:26

Quando falamos sobre o processo de criação em design é comum as pessoas entenderem que [...]

Read More
Usar o Mobile Marketing em sua estratégia é extremamente importante.  O número de usuários de smarthphones está em constante crescimento e, portanto, o investimento nessa técnica é garantia de sucesso. Mais de 72 milhões de brasileiros usam, diariamente, os smartphones para acessar a Internet.

MOBILE MARKETING: ENTENDA O QUE É E COMO UTILIZAR

In home, Posts
Posted on fev 21 2019 at 09:36

Usar o Mobile Marketing em sua estratégia é extremamente importante.  O número de usuários de [...]

Read More