preload

Retorno sobre investimento: saiba como calcular e a importância dessa métrica

Por ZOOM Comunicação

Postado em 11/12/2018

O Retorno sobre Investimento (ROI) é um indicador muito importante para verificar desempenho. Por meio dele, é possível identificar quanto dinheiro a sua empresa ganhou ou perdeu com os investimentos. A métrica é fundamental para avaliar quais investimentos valem a pena, em quais projetos manter recursos e quais abandonar.

A fórmula para calcular ROI

Para calcular o ROI é bem simples, basta usar a fórmula:

ROI

 

 

 

Após esse cálculo, você poderá avaliar se todas as iniciativas contribuem para o crescimento da empresa e, dessa forma, analisar se vale mudar as estratégias.

 

Qual a importância do ROI?

A atenção com  essa métrica significa que sua marca planeja, com base em resultados possíveis de alcançar, manter a saúde financeira em dia e continuar lucrando. Também é possível identificar o tempo que os investimentos levam para gerar  retorno.

Imagine que o ganho de uma empresa tenha sido de R$ 100 mil e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Utilizando a fórmula acima, temos:

ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000

ROI = 9

Nesse caso, o ROI foi de 9 vezes o investimento inicial. Você também pode multiplicar o resultado por cem para obtê-lo em porcentagem, consequentemente, neste caso, seria 900% de retorno.

Ao avaliarem sua empresa, os investidores também poderão analisar esse indicativo para verificar quanto seu empreendimento lucrará, antecipando  se o investimento valerá a pena. Entenda como o ROI influencia os valores da sua empresa, monitore sempre e estabeleça metas realistas e objetivas.

Crie uma planilha para acompanhar essa métrica

Você pode criar uma planilha no próprio Excel segundo as necessidades de sua empresa. Caso ainda não se sinta preparado para tal, pode optar por uma ferramenta on-line para  executar esse cálculo.  No FazAConta é possível  inserir os ganhos e investimento de sua empresa e calcular o ROI automaticamente e, o que é melhor, gratuitamente.

 

Aproveite essas dicas e se programe para evitar começar o ano no vermelho!

 

Veja também: COMO COMEÇAR UMA ESTRATÉGIA DE INBOUND MARKETING

Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

Relacionamento com imprensa

IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO COM IMPRENSA E MAILING ATUALIZADO

In home, Posts
Posted on jan 22 2019 at 16:48

A construção e manutenção de um bom relacionamento com jornalistas é umas das principais estratégias [...]

Read More
Gestão de crise

Como fazer uma gestão de crise digital?

In home, Posts
Posted on jan 16 2019 at 15:11

A gestão de crise digital é importante para evitar comprometer a reputação. A presença digital [...]

Read More
Benchmarking

Benchmarking- Aprenda boas práticas on-line e saia na frente

In home, Posts
Posted on jan 13 2019 at 08:41

Você já ouviu falar em benchmarking? Já utilizou essa estratégia? Se essa expressão parece estranha [...]

Read More