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POR QUE INVESTIR EM MARKETING DE CONTEÚDO?

Por ZOOM Comunicação

Postado em 12/04/2018

As pessoas acessam a internet cada vez mais diariamente. Basta observar ao redor. Quantas pessoas estão grudadas nas telas dos  smartphones, tablets e-ou sentadas em frente ao computador? A constatação revela que a rede digital já é o bem mais consumido atualmente, se tornando um ambiente muito propício para as empresas apresentarem serviços e produtos para conquistarem novos clientes. Entretanto, se engana quem acredita que o usuário clica em qualquer link solto pela internet. 

O desafio em manter ou criar engajamento com os usuários é cada vez maior, já que o número de empresas em busca desse objetivo também cresce rapidamente. É preciso garantir um conteúdo interessante e relevante para agregar valor aos seguidores. É aí que entra a importância do planejamento e do Marketing de Conteúdo.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia para atrair e reter a atenção do público com material rico. Diferentemente do que muitos pensam, não surgiu com o boom da internet. No passado, já se tinha projetos de produtos institucionais para agregarem algum valor ao consumidor, como, por exemplo, o guia Michelin.  

Com distribuição gratuita para motoristas, o guia estimulava as famílias a viajarem mais, apresentando diversas dicas, como a maneira correta de trocar pneus, onde abastecer o carro, locais para comer e dormir. Com o passar do tempo, o guia passou a ter avaliações de restaurantes e hotéis.

Motivos para investir em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo auxilia muito no processo para chegar ao novo perfil de cliente que a internet está produzindo, uma vez que não explicita que a intenção é vender um produto ou serviço.

Outro motivo para investir em Marketing de Conteúdo está no fato de contribuir com a venda de produtos ou serviços e, também fidelizar pessoas, a ponto de recomendarem a empresa, gerando novas oportunidades de negócios.

Contudo, para que a estratégia funcione, é preciso muito estudo e pesquisa sobre o público alvo, a persona, os desafios etc. Assim você consegue ter uma eficácia em conteúdo por saber, exatamente, com quem você quer conversar.

Processos de produção do Marketing de Conteúdo

A Internet não é um espaço fácil para se trabalhar ou que, até mesmo aquele sobrinho adolescente, consegue mexer. O Marketing de Conteúdo eficaz exige muito trabalho e constante monitoramento. O processo começa na definição da persona (a pessoa que o seu conteúdo quer atingir), pesquisa de palavras chaves (termos que você quer que as pessoas encontrem em seu conteúdo ao pesquisar na internet), além da definição de objetivos.

Todo o processo requer uma pesquisa bem minuciosa e criteriosa que exige sensibilidade para entender os objetivos do cliente e atrair pessoas que tenham, realmente, interesse no produto e sejam potenciais consumidores.

Vantagens em adotar o Marketing de Conteúdo

As vantagens são diversas, pois a visibilidade na internet aumenta o relacionamento com os clientes ficando mais dinâmico, uma vez que ganha mais um canal para se comunicar com a marca. O engajamento da marca cresce e você consegue prever os resultados das ações. O processo de Marketing de Conteúdo é mensurável, portanto você consegue saber, exatamente, o impacto dele junto ao público e. Por último, os custos diminuem. O Marketing de Conteúdo pode custar até 62% menos que outras estratégias de marketing.

Quando executado de forma correta é possível saber, exatamente, que ações estão dando mais resultados e, assim, direcionar o investimento e apostar nelas.

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