preload

Persona: o que é como criá-la de forma estratégica

Por ZOOM Comunicação

Postado em 19/12/2018

Muito provavelmente, você já sabe definir o público-alvo do seu negócio, mas sabe como chegar às personas? Há quem diga que são sinônimos, todavia, é importante entender que são duas coisas distintas.

A persona é um personagem semi-ficcional do cliente ideal do seu empreendimento. O objetivo é entender melhor os problemas e desafios do seu consumidor. A persona permite mapear futuras estratégias para sua marca.

Como elaborar a persona perfeita?

As pesquisas são importantes para essa elaboração. Você pode investir em um formulário de perguntas e divulgar nas mídias sociais para entender como o seu cliente age durante o processo de compra. É possível e aconselhável levantar o máximo de dados dos clientes atuais e futuros. Faça o levantamento dos dados demográficos, hábitos e costumes dos usuários. Segue exemplo de questionário:

 

Sobre o trabalho
O que você faz no trabalho?
Como é sua rotina no trabalho?
Quais ferramentas que você usa no cotidiano?

Sobre a empresa
Qual o segmento do seu negócio?
Quantos funcionários sua empresa tem?

Sobre os objetivos da persona
Quais são seus objetivos?
Como você pretende alcançá-los?

Sobre a maneira como ela busca informações
Quais são as principais revistas, jornais, sites e blogs que você se informa?
Como você procura aprender mais sobre seu trabalho?

Informações pessoais
Qual é o seu grau de instrução?
Como você chegou até seu patamar profissional?

 

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

A persona é um fragmento do público- alvo. Entretanto, ela é como um “zoom” desse público, permitindo observar mais detalhes e informações. Enquanto o público alvo é dotado de informações demográficas e socioeconômicas mais genéricas, a persona tem características mais específicas e pessoais.

 

A partir de agora é só começar a construir sua persona e atingir o público correto.

 

Veja também: Funil de vendas: Saiba como obter leads qualificados com essa estratégia

Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

Relacionamento com imprensa

IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO COM IMPRENSA E MAILING ATUALIZADO

In home, Posts
Posted on jan 22 2019 at 16:48

A construção e manutenção de um bom relacionamento com jornalistas é umas das principais estratégias [...]

Read More
Gestão de crise

Como fazer uma gestão de crise digital?

In home, Posts
Posted on jan 16 2019 at 15:11

A gestão de crise digital é importante para evitar comprometer a reputação. A presença digital [...]

Read More
Benchmarking

Benchmarking- Aprenda boas práticas on-line e saia na frente

In home, Posts
Posted on jan 13 2019 at 08:41

Você já ouviu falar em benchmarking? Já utilizou essa estratégia? Se essa expressão parece estranha [...]

Read More