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O desafio da convergência de mídias

Por ZOOM Comunicação

Postado em 13/09/2017

Qualquer mudança de padrão causa estranheza e receio entre profissionais. Vale destacar que sempre é possível se adaptar, bastando relembrar quando a televisão e o rádio foram apresentados ao público e muitos acreditaram que os jornais impressos acabariam, mas, apenas, transformaram a comunicação. A era da convergência de mídias também é assim: os comunicadores se reinventarão para trabalhar o digital como um braço importante com um enorme alcance.

O grande desafio que a convergência de mídias enfrenta é a integração da comunicação com os negócios do cliente. É necessário compreender e saber a forma certa de transmitir a mensagem da marca, não importando a plataforma e, sim, alcançar o público-alvo. Não há porquê chamar uma comunicação de on-line ou off-line, pois são únicas e se completam.

O importante é reforçar que o digital é utilizado, principalmente, para a criação de relacionamento e o aumento da confiança na marca. Deve-se ter em mente que a relação entre as pessoas e as marcas é idêntica ao relacionamento que as pessoas têm com outras pessoas para ajudar a construir a voz, as personas e o conteúdo para o segmento.

A visualização além do convencional gera benefícios importantes para as empresas, como um conteúdo multimídia e convergente, mídia espontânea e fortalecimento da marca.

 

Criando o conteúdo

Em relação ao conteúdo em si, deve-se pensar em plataformas responsivas, pois o mobile está em ascensão e já representa mais de 80% do acesso via internet da população brasileira, conforme pesquisa do IBGE. É preciso pensar em conteúdos objetivos e de fácil leitura. Lembre-se que o espaço para leitura é pequeno e compete com diversos aplicativos instalados no smartphone.

As redes sociais são um grande aliados dos profissionais de comunicação e devem ser pensadas como canais de disseminação de informação. Grande parte dos assessores ainda não compreendeu o poder de uma postagem no Facebook ou de um vídeo publicado no Youtube.

É necessário entender e criar um conteúdo para essas novas plataformas que se destaque por atingir um público certeiro e assim, realizar a comunicação de nicho. Contudo, não se pode esquecer de utilizar, estrategicamente, as mídias proprietárias, pois são importantes canais com liberdade para disseminação de informações, conforme o próprio interesse.

É preciso dar ao cliente muito conhecimento e, também, muito sentimento. É interessante investir em criação de materiais que auxiliem no campo pessoal e profissional como, por exemplo, e-books, manuais e tutoriais.

 Verbas e parcerias

Atualmente, é difícil conseguir um espaço gratuito nos veículos de imprensa. A elaboração de parcerias pode ser uma opção bastante frutífera para o resultado final. Proponha parcerias em colunas e jornais internos etc. Se o conteúdo for bom, ninguém o descartará!

O meio digital possui um diferencial que são as plataformas de Adwords que permitem pagar para que o conteúdo chegue aos potenciais consumidores. Uma alternativa interessante e de muita conversão.

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