preload

CORES DIZEM MUITO SOBRE A EMPRESA

Por ZOOM Comunicação

Postado em 16/04/2018

O que as cores dizem sobre uma empresa? Primeiramente, é importante saber que a identidade visual é fundamental para garantir “personalidade” à sua marca e as cores desempenham um importante papel nesta missão. Se o público é mais jovem, por exemplo, e a marca, mais viva, opta-se por cores quentes e enérgicas.

Por outro lado, se sua empresa quer passar uma imagem mais calma, tranquila, em que a limpeza, a confiança e o conforto devem ser os pontos de destaque, os tons, geralmente utilizados, são pastéis e cores mais frias. Se observarmos, não é comum, por exemplo, ver em hospitais e clínicas o uso de cores escuras, como o preto, ou muito quentes, como o laranja. Já quando pensamos em requinte, os tons mais escuros vêm à cabeça, gerando uma ideia de luxo, muito utilizados em marcas de moda, carros e similares.

É recorrente observarmos marcas de segmentos semelhantes, mesmo que concorrentes diretas, com cores parecidas em sua identidade visual.

EXEMPLO:

CORES E PERCEPÇÕES

Quando alguém vê uma peça gráfica, muito possivelmente, não terá tempo de decifrá-la ou entender seu segmento, porque esse contato pode acontecer muito rapidamente, ao passar dentro de um carro ou ônibus. As cores são fundamentais para facilitar a assimilação.

Outro ponto importante é que os logotipos e as peças gráficas não são acompanhados por uma legenda descritiva. A composição deve ser eficaz e falar por si só. O uso de elementos adequados facilita a compreensão e um deles é a cor.

As questões culturais também influenciam sobre como observamos e conferimos significado às cores e ao que representam, então é sempre bom estar atento a isso para evitar gafes. O significado de uma cor para uma pessoa do ocidente não é o mesmo para uma pessoa do oriente, podendo, inclusive, ter sentidos opostos.

Tags:, , , ,
Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

VANTAGENS DO INVESTIMENTO EM SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

In home, Posts
Posted on fev 14 2019 at 17:04

Você já conhece o conceito de sustentabilidade, muito provavelmente, mas, será que  já ouviu falar [...]

Read More

ZOOM COMUNICAÇÃO INVESTE EM CAMPANHA DO BEM PARA CELEBRAR DEZ ANOS DE MERCADO

In home, Posts
Posted on fev 04 2019 at 10:02

A ZOOM Comunicação completa dez anos de história e preparou uma programação especial anual. A [...]

Read More
buy persona

A importância de ter a sua buyer persona bem definida

In home, Posts
Posted on jan 25 2019 at 16:48

Você sabe o que é buyer persona?  O buyer persona é a representação do seu [...]

Read More