ASSESSORIA DE IMPRENSA COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS PARA PMEs
Atualmente, investir em assessoria de imprensa faz parte do plano de negócios de qualquer empresa, grande, média ou pequena, visando manter um crescimento constante em longo prazo. A constatação é um das respostas para o crescimento de 35% das agências de pequeno e médio porte na capital mineira. Isso ocorre porque a criação de fluxos de comunicação confiáveis são necessários a difusão dos valores, produtos e conceitos de uma marca. A assessoria de imprensa será o elo entre o que acontece de interesse público na empresa e a imprensa. Ao criar um fluxo de comunicação de credibilidade com o público final, a assessoria de imprensa, em longo prazo, mantém a marca sempre em voga positivamente.
O panorama é vivenciado pela analista de marketing da Enoteca Decanter Joice Nunes, cuja a assessoria de imprensa faz parte das ações estratégicas da loja de vinhos. “O processo de comunicação e marketing é vital para qualquer empresa e no ramo de vinhos não é diferente. A grande mudança em nosso mercado está na forma de comunicar. O consumidor do vinho precisa de uma referência para escolher, ou seja, além de comunicar, precisamos levar conteúdo. Com a assessoria de imprensa, traduzimos o universo dos vinhos para o público que ainda não domina o assunto, além de manter a marca como referência para os maiores enófilos”, analisa. Desde a inauguração da loja há dez anos, investem em assessoria de imprensa.
A assessoria de imprensa promove a elaboração de releases, notas, artigos e sugestões de pautas para provocar a imprensa sobre os temas de interesse público no cotidiano das empresas. A assessoria deve elaborar o planejamento dentro dos objetivos de marketing traçados e ainda clipará as matérias publicadas, monitorará a mídia, fazendo os relatórios de resultados, ficando atenta sobre o que se noticia da marca.
Parceria e estratégia
A parceria entre corporações e assessoria de imprensa estabelece um eficaz e transparente relacionamento com a imprensa, garantindo que os porta-vozes sejam referências na área em que trabalham. Os almoços de relacionamento, cobertura de eventos, visitas às redações também são pertinentes.
A atuação cada vez mais estratégica das agências está propiciando que o setor fique cada vez mais próximo à diretoria dentro dos organogramas empresariais. A atuação inclui planos de contenção de crise, prevendo e sugerindo formas de evitar problemas que comprometerão a marca.
Trata-se de uma realidade não restrita apenas às grandes empresas. Nos últimos anos, o mercado de pequenas e médias empresas descobriu a assessoria de imprensa como um parceiro para o crescimento, percebendo que é, sim, um investimento viável.
READ MORE +