Atualmente, investir em assessoria de imprensa faz parte do plano de negócios de qualquer empresa, grande, média ou pequena, visando manter um crescimento constante em longo prazo. A constatação é um das respostas para o crescimento de 35% das agências de pequeno e médio porte na capital mineira. Isso ocorre porque a criação de fluxos de comunicação confiáveis são necessários a difusão dos valores, produtos e conceitos de uma marca. A assessoria de imprensa será o elo entre o que acontece de interesse público na empresa e a imprensa. Ao criar um fluxo de comunicação de credibilidade com o público final, a assessoria de imprensa, em longo prazo, mantém a marca sempre em voga positivamente.
O panorama é vivenciado pela analista de marketing da Enoteca Decanter Joice Nunes, cuja a assessoria de imprensa faz parte das ações estratégicas da loja de vinhos. “O processo de comunicação e marketing é vital para qualquer empresa e no ramo de vinhos não é diferente. A grande mudança em nosso mercado está na forma de comunicar. O consumidor do vinho precisa de uma referência para escolher, ou seja, além de comunicar, precisamos levar conteúdo. Com a assessoria de imprensa, traduzimos o universo dos vinhos para o público que ainda não domina o assunto, além de manter a marca como referência para os maiores enófilos”, analisa. Desde a inauguração da loja há dez anos, investem em assessoria de imprensa.
A assessoria de imprensa promove a elaboração de releases, notas, artigos e sugestões de pautas para provocar a imprensa sobre os temas de interesse público no cotidiano das empresas. A assessoria deve elaborar o planejamento dentro dos objetivos de marketing traçados e ainda clipará as matérias publicadas, monitorará a mídia, fazendo os relatórios de resultados, ficando atenta sobre o que se noticia da marca.
Parceria e estratégia
A parceria entre corporações e assessoria de imprensa estabelece um eficaz e transparente relacionamento com a imprensa, garantindo que os porta-vozes sejam referências na área em que trabalham. Os almoços de relacionamento, cobertura de eventos, visitas às redações também são pertinentes.
A atuação cada vez mais estratégica das agências está propiciando que o setor fique cada vez mais próximo à diretoria dentro dos organogramas empresariais. A atuação inclui planos de contenção de crise, prevendo e sugerindo formas de evitar problemas que comprometerão a marca.
Trata-se de uma realidade não restrita apenas às grandes empresas. Nos últimos anos, o mercado de pequenas e médias empresas descobriu a assessoria de imprensa como um parceiro para o crescimento, percebendo que é, sim, um investimento viável.