preload

Comunicação para eventos

Por ZOOM Comunicação

Postado em 18/07/2017

A comunicação é um dos quatro pilares para a execução de um evento de sucesso. A importância da comunicação será maior, tanto quanto a necessidade de um maior público. A criatividade, a qualidade e o planejamento são os outros itens para garantir o sucesso de qualquer tipo de projeto.  Curiosamente, esses mesmos três itens também são igualmente fundamentais para garantir bons resultados no processo de comunicação. Vamos entender melhor como cada um deles faz diferença.

O ideal é a equipe de comunicação  participar do processo desde o início. O comunicador tem uma percepção muito aguçada e abrangente com sua atuação, propiciando um olhar diferenciado para propor alternativas de abordagens e execução. A criatividade é fator chave pela expectativa de gerar maior engajamento à ideia. O conhecimento da proposta, já no início, permite instigar a mente com o desafio sobre novas possibilidades e agiliza o processo ao eliminar a parte do briefing.

O conhecimento sobre a ideia já permite à equipe iniciar sua atuação com uma pesquisa de mercado sobre o perfil do público, hábitos da população no local de realização, eventos semelhantes e-ou concorrentes, entre outras situações, influenciando diretamente o sucesso do projeto. O levantamento é muito importante para identificar costumes que influenciarão o planejamento de comunicação. O conhecimento dos comunicadores sobre o público alvo, principalmente, os jornalistas e influenciadores com os quais ocorrerão os relacionamentos também impactarão o resultado.

Os dados auxiliarão o comunicador na fase de elaboração do planejamento, pois deverá analisá-los para entender o perfil do público para quem deverá divulgar o evento. A criatividade é uma habilidade que faz parte de todo o processo, tanto do evento, quanto da comunicação ao permitir mudar e implementar novas ações em caso de problemas e-ou situações adversas.

A criatividade também será crucial para garantir maior efetividade ao plano de comunicação em decorrência da diversidade identificada de meios para divulgação. A eficácia do resultado está diretamente ligada à diversificação e quantidade de veículos para contato com jornalistas e influenciadores.  O planejamento de comunicação deve considerar que,  quanto mais rápido o evento for apresentado à comunidade, maior será a possibilidade de propagação e conhecimento do evento.

Os dados levantados ainda permitem compreender melhor os canais de comunicação e definir ações e estratégias,  como exclusividade na divulgação de notas para colunas – conforme o foco do evento, assim como  promover ou  não uma coletiva de imprensa e encontros com jornalistas ou visitas às redações para apresentação. A qualidade do relacionamento com os jornalistas e influenciadores, assim como a qualidade dos textos e peças que serão produzidos, juntamente com a transparência e eficiência dos diálogos complementam a efetividade do processo. O planejamento também inclui a definição de datas, abordagens e ações propostas para cada contato, veículo e jornalista.

Tags:, , , , , , ,
Em: home

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

Storytelling

Storytelling: como criar textos criativos que se conectam com o seu público

In home, Posts
Posted on ago 17 2017 at 10:42

O mercado está redescobrindo a utilização do storytelling como uma técnica de comunicação eficaz para executar [...]

Read More
Algumas dicas são preciosas para aumentar as possibilidades de conseguir um emprego.

Tudo que você precisa saber para driblar a falta de experiência em seu currículo

In home
Posted on ago 11 2017 at 18:08

A crise econômica brasileira aumentou o índice de desemprego. Conforme o IBGE, a taxa ficou [...]

Read More
A qualificação é algo importante para quem busca uma vaga no mercado de trabalho.

7 sinais para você procurar qualificação profissional

In home, Posts
Posted on ago 07 2017 at 14:43

A conclusão de uma graduação, nem sempre é sinônimo de garantia de  emprego, ou de [...]

Read More