preload

COMUNICAÇÃO PARA DIVULGAR ESPETÁCULOS DE TEATRO E DANÇA

Por ZOOM Comunicação

Postado em 09/03/2018

A tradicional Campanha de Popularização do Teatro e da Dança consegue resultados incríveis, como garantir que grande parte da população carente tenha acesso à cultura, assistindo a vários espetáculos, bom, pelo menos durante os dois meses de duração. Ao longo desse período, o Sinparc também consegue outra façanha: colocar em evidência na mídia os grupos mineiros de teatro e dança, sendo boa parte desse resultado como mídia espontânea e, não, publicidade. 

A campanha permite aos artistas ganharem um  espaço relevante em  cadernos de cultura dos jornais impressos, revistas e programas de entrevistas em rádios e tevês, situação que não é comum fora da campanha. Já tivemos oportunidade de conversar com diversos grupos e existem três explicações para essa situação.

A primeira justificativa é que grande parte dos grupos desconhece a importância da comunicação para divulgar os espetáculos e, consequentemente, garantir um maior público nas apresentações. Os outros dois motivos estão na parte daqueles que sabem da importância da comunicação e se dividem entre os que acreditam na comunicação como eficiente ação para garantir plateia, mas, assumidamente, não têm recurso financeiro para o investimento e os que não investem por acreditarem que conseguem divulgar por conta própria.

A ausência de comunicadores nesse processo acaba levando o próprio grupo a assumir a divulgação e sobrecarregando as funções. Muitas vezes, os  resultados são plateias vazias, decorrentes de um processo, cuja comunicação não atingiu parte considerável da população. O mercado cultural mineiro já é um reflexo desse processo com  produções que já sofrem com a ausência de políticas públicas contundentes e, cada vez mais, obrigadas a conviverem com o desaparecimento de patrocinadores.

Um trabalho eficiente de comunicação requer especialistas e tempo adequado para garantirem resultados com a implementação de, pelo menos, três importantes ações: levantamento de informações (histórico do grupo; público; atores e diferenciais do espetáculo); planejamento de assessoria de imprensa e elaboração de ações estratégicas.

O cenário cultural mineiro ideal deve partir da base, em vez de seguir aguardando o poder público. A comunicação é um dos instrumentos de empoderamento dos grupos de teatro e dança para reversão  dessa situação.

Quer saber mais? Clique aqui e assista ao vídeo.

Tags:, , , , , ,
Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

Regulamento – “ZOOM estimula empreendedorismo materno”

In home, Posts
Posted on maio 14 2018 at 11:47

- A promoção terá início no dia 14/05/2018 e se encerrará no dia 28/05/2018 às [...]

Read More

Regulamento – “Qual é o perfil de sua mãe comunicadora?”

In home, Posts
Posted on maio 08 2018 at 13:00

- A promoção terá início no dia  8/05/2018 e se encerrará no dia 21/05/2018 às [...]

Read More

IMPORTÂNCIA DO DESIGNER NA CRIAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL

In home, Posts
Posted on maio 03 2018 at 17:36

O designer é um profissional indispensável para garantir que uma marca tenha uma identidade visual [...]

Read More