preload

COMUNICAÇÃO PARA DIVULGAR ESPETÁCULOS DE TEATRO E DANÇA

Por ZOOM Comunicação

Postado em 09/03/2018

A tradicional Campanha de Popularização do Teatro e da Dança consegue resultados incríveis, como garantir que grande parte da população carente tenha acesso à cultura, assistindo a vários espetáculos, bom, pelo menos durante os dois meses de duração. Ao longo desse período, o Sinparc também consegue outra façanha: colocar em evidência na mídia os grupos mineiros de teatro e dança, sendo boa parte desse resultado como mídia espontânea e, não, publicidade. 

A campanha permite aos artistas ganharem um  espaço relevante em  cadernos de cultura dos jornais impressos, revistas e programas de entrevistas em rádios e tevês, situação que não é comum fora da campanha. Já tivemos oportunidade de conversar com diversos grupos e existem três explicações para essa situação.

A primeira justificativa é que grande parte dos grupos desconhece a importância da comunicação para divulgar os espetáculos e, consequentemente, garantir um maior público nas apresentações. Os outros dois motivos estão na parte daqueles que sabem da importância da comunicação e se dividem entre os que acreditam na comunicação como eficiente ação para garantir plateia, mas, assumidamente, não têm recurso financeiro para o investimento e os que não investem por acreditarem que conseguem divulgar por conta própria.

A ausência de comunicadores nesse processo acaba levando o próprio grupo a assumir a divulgação e sobrecarregando as funções. Muitas vezes, os  resultados são plateias vazias, decorrentes de um processo, cuja comunicação não atingiu parte considerável da população. O mercado cultural mineiro já é um reflexo desse processo com  produções que já sofrem com a ausência de políticas públicas contundentes e, cada vez mais, obrigadas a conviverem com o desaparecimento de patrocinadores.

Um trabalho eficiente de comunicação requer especialistas e tempo adequado para garantirem resultados com a implementação de, pelo menos, três importantes ações: levantamento de informações (histórico do grupo; público; atores e diferenciais do espetáculo); planejamento de assessoria de imprensa e elaboração de ações estratégicas.

O cenário cultural mineiro ideal deve partir da base, em vez de seguir aguardando o poder público. A comunicação é um dos instrumentos de empoderamento dos grupos de teatro e dança para reversão  dessa situação.

Quer saber mais? Clique aqui e assista ao vídeo.

Tags:, , , , , ,
Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

LINK BUILDING, SAIBA COMO CONSEGUIR MAIS AUTORIDADE PARA SEU SITE

In home, Posts
Posted on nov 19 2018 at 12:49

Não é simples consegui um bom ranqueamento no Google. Deve-se produzir conteúdo relevante, configurar técnicas [...]

Read More

COMO DEIXAR SEU SITE MAIS FUNCIONAL PARA E-COMMERCE

In home, Posts
Posted on nov 07 2018 at 14:48

Se você possui um negócio on-line e quer se consolidar no mercado com o aumento [...]

Read More

ENTENDA ENDOMARKETING E MANTENHA COLABORADORES ENGAJADOS

In home, Posts
Posted on nov 01 2018 at 15:44

Você sabe o que significa endomarketing? Já se perguntou como contribuir para seus colaboradores ficarem [...]

Read More