preload

Comunicação para Compliance em tempos de Mígias Digitais

Por ZOOM Comunicação

Postado em 09/07/2019

Você já ouviu falar em compliance ou considera esse termo totalmente estranho?

 

Compliance é uma palavra da língua inglesa que significa conformidade. O termo vem do verbo “to comply”, significando obedecer, cumprir, agir de acordo com uma regra.

Quando o termo está relacionado ao mundo corporativo faz referência à conformidade de uma empresa com leis e normas. O mercado mudou, e está cada vez mais comum o compliance nas corporações. Respeitar as normas legais sempre foi importante,  mas, hoje, há elementos que tornam a situação mais complexa. Com a ascensão das mídias digitais, sua empresa pode cometer atos ilícitos, mesmo sem perceber.

 

Compliance é obrigatório?

Em 2013, foi sancionada a Lei Nº 12.846, que dispõe sobre a “responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira”.

Ela é conhecida também como Lei Anticorrupção. A novidade é que, dessa vez, não aborda a corrupção no trabalho de governantes eleitos e servidores públicos, mas sim entre empresas.

A lei estabelece punições às organizações que lesam a administração pública, como prometer vantagem indevida a um agente público ou fraudar uma licitação.

 

Benefícios principais

Adotar um sistema de compliance gera benefícios para empresas de qualquer porte e qualquer setor, muito além da proteção à Lei Anticorrupção. O processo apresenta vantagens diversas.  Mesmo para companhias que não precisam de licenças especiais do poder público ou não têm a intenção de participar de licitações.

 

Com as redes sociais

As redes sociais costumam ser verdadeiros tribunais e, não é raro, algumas marcas entrarem para o ostracismo, quando uma má conduta ou deslize se torna público.

A recomendação é tomar muito cuidado com as campanhas de comunicação, principalmente nesses canais, em que a conversa com o público é mais horizontal. Por exemplo, se a intenção é passar para o público uma imagem de empresa sustentável, é preciso que, realmente, se preocupe com o meio ambiente e que seja possível observar isso nos processos.

 

Gostou da dica? Quer saber mais sobre o assunto? Mande um e-mail pra gente: contato@zoomcomunicacao.com.br

 

Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

A DIFERENÇA ENTRE RGB E CMYK

In home, Posts
Posted on jul 05 2019 at 09:54

Qualquer pessoa que já tenha se aventurado pela produção de materiais gráficos, possivelmente se deparou [...]

Read More

A importância do marketing de influência para o seu negócio

In home, Posts
Posted on jun 19 2019 at 09:33

Você sabe identificar influenciadores digitais em seu nicho mercadológico?  Os influenciadores são os famosos “digitais [...]

Read More

INVISTA EM LINKEDIN PARA ALAVANCAR SUA CARREIRA

In home, Posts
Posted on jun 03 2019 at 14:42

É comum, entre os aficionados das redes sociais, o Linkedin ser “deixado de lado”, quando [...]

Read More