preload

Como o endomarketing influencia a produtividade da sua empresa

Por ZOOM Comunicação

Postado em 25/07/2017

O endomarketing é um processo fundamental para garantir a produtividade das empresas, pois está diretamente vinculado à efetividade da cultura organizacional. A  participação dos colaboradores no cotidiano não se dá apenas pelo processo produtivo.  O envolvimento também  passa pelo efetivo conhecimento sobre o que acontece na instituição, como o lançamento de produtos, serviços, campanhas publicitárias,  crises e seleção para contratação com possibilidade de promoção, entre outros aspectos, são ações da empresa que devem ser comunicadas a todos os níveis da corporação.

O endomarketing, ou  a comunicação interna como é mais conhecido, tem o papel fundamental  de disseminar informação e, principalmente, garantir a  manutenção da cultura organizacional. A elaboração do planejamento considera o tamanho  da empresa, o número de funcionários, os eventos e ações necessárias, conforme calendário de interesse do segmento, visando promover o envolvimento da equipe e, quando necessário, inclusive, estender esse processo aos familiares.

O colaborador desinformado acaba assumindo um sentimento de não pertencimento, ou seja, passa a acreditar que não tem importância para a empresa, sendo apenas mais um número no processo, cuja atuação não tem valor. A situação pode ser pior, quando o próprio colaborador não quer se envolver e, ainda,  mobiliza colegas em um quadro de insatisfação.  Vale lembrar que essa situação será tão desastrosa, quanto maior for o tamanho da empresa e o número de funcionários.  As corporações com unidades em espaços geográficos diferentes devem redobrar a atenção e cuidados, pois é mais complexo garantir a adequada circulação da informação e a ausência dela influencia o comprometimento do processo.

A elaboração de um planejamento de endomarketing eficiente requer entender as expectativas e anseios dos colaboradores, deixando claro, desde o início, o que a empresa espera deles em todas as funções e áreas e, como podem contribuir para o crescimento dela. O plano deve incluir campanhas e eventos, conforme o desempenho e resultados necessários esperados de cada departamento.  A recomendação é manter uma comunicação horizontal, ou seja, no mesmo nível, sem privilégios ou hierarquia, simultânea para todos, garantindo uma valorização individual, desconsiderando cargos e alinhando expectativas.

O endomarketing influencia positivamente a produtividade da empresa à medida que mantém um processo de comunicação eficaz, ou seja, preserva o diálogo aberto com o colaborador, deixando clara a cultural organizacional e repassando informações para o completo conhecimento sobre ações que serão implementadas para que se sinta parte do processo. Uma dica importante é sempre envolver a equipe em  mudanças com sugestões e participação nos processos de pesquisa. A participação gera maior comprometimento com a implementação e garante uma comunicação mais eficaz.

Tags:, , , ,
Em: home

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

Storytelling

Storytelling: como criar textos criativos que se conectam com o seu público

In home, Posts
Posted on ago 17 2017 at 10:42

O mercado está redescobrindo a utilização do storytelling como uma técnica de comunicação eficaz para executar [...]

Read More
Algumas dicas são preciosas para aumentar as possibilidades de conseguir um emprego.

Tudo que você precisa saber para driblar a falta de experiência em seu currículo

In home
Posted on ago 11 2017 at 18:08

A crise econômica brasileira aumentou o índice de desemprego. Conforme o IBGE, a taxa ficou [...]

Read More
A qualificação é algo importante para quem busca uma vaga no mercado de trabalho.

7 sinais para você procurar qualificação profissional

In home, Posts
Posted on ago 07 2017 at 14:43

A conclusão de uma graduação, nem sempre é sinônimo de garantia de  emprego, ou de [...]

Read More