preload

Como fazer uma gestão de crise digital?

Por ZOOM Comunicação

Postado em 16/01/2019

A gestão de crise digital é importante para evitar comprometer a reputação. A presença digital da empresa é fundamental para se destacar no mercado, mas, ao mesmo tempo que  a disseminação de  conteúdo apresenta uma série de vantagens, também gera maiores propensões a uma crise. Uma crise pode surgir a qualquer  momento com  um simples comentário fora de contexto nas redes sociais e-ou pessoas insatisfeitas com seus produtos e-ou serviços.

Como evitar a crise?

Agilidade é fundamental. Seja rápido e transparente para compartilhar uma informação, principalmente, se for a solicitação de um usuário. É importante atenção ao tom e à linguagem da mensagem, sempre dentro da filosofia da empresa.

Monitorar a internet e todas as informações que circulam sobre a empresa  é uma maneira inteligente de antecipar crises. Caso perceba que a avaliação do público está propensa a se tornar negativa, fique alerta. No caso de crise, é preciso  entender o problema para resolver a situação o mais rápido possível. A recomendação é contratar um profissional qualificado para o gerenciamento da crise em ambiente virtual.

É recomendável que a empresa tenha um manual para contenção de crise on-line, ou seja, um documento elaborado em comum acordo com a equipe, apresentando todos os procedimentos que devem ser realizados em caso de uma crise em potencial. O planejamento também teve passar pela supervisão de profissionais especializados em questões éticas e jurídicas.

Como administrar a crise?

Identifique o tipo de crise virtual. A grande maioria delas é formada por três causas: rumores, reclamações e desafios.

As crises decorrentes de rumores têm soluções mais  simples, pois quando informações falsas começam a circular sobre sua marca, provavelmente, iniciadas por clientes insatisfeitos, ou até mesmo, concorrentes, evite procurar culpados. A recomendação é esclarecer informações e apontar dados que invalidem as notícias.

Se a crise partir de uma reclamação, esteja disposto a resolver, imediatamente, o problema.  Procure identificar a origem da insatisfação e explicar ao cliente, admitindo o erro e pedindo desculpa, se for o caso. Se desculpar humaniza a sua empresa.  É importante estabelecer um prazo para a resolução do problema e, dependendo do tipo do seu negócio, proponha uma compensação.

O terceiro caso, mesmo que não tão comum, requer atenção, pois a crise se refere às adversidades que sua marca pode enfrentar, como por exemplo, a cobrança de um recurso ou posicionamento que ainda não tem. Diversas empresas enfrentam problemas, pois, por exemplo, a preocupação com a preservação da natureza e o cuidado com as espécies animais está cada vez mais forte.

Em qualquer caso de crise, é imprescindível ser sincero com o cliente. Uma empresa que se preocupa com a veracidade das informações compartilhadas é reconhecida nas redes. O monitoramento de novas tendências permite antever e até reverter uma possível crise. Seja responsável, prudente e aproveite os resultados.

Para saber mais sobre gestão de crise, entre em contato conosco: contato@zoomcomunicacao.com.br 

 

Clique AQUI e baixe o nosso e-book completo sobre gestão de crise.

Em: home, Posts

Sobre o autor

ZOOM Comunicação

 

LANDING PAGES: CRIANDO PÁGINAS QUE CONVERTEM

In home, Posts
Posted on abr 10 2019 at 10:57

Muito provavelmente, você  já ouviu o termo “landing page”, contudo, sabe a real eficácia dessas [...]

Read More

ZOOM: Comunicação em Movimento

In home, Posts
Posted on mar 26 2019 at 16:51

A ZOOM é uma empresa responsável por garantir uma comunicação em movimento, portanto, não é [...]

Read More

Whatsapp Business, entenda como funciona o APP

In home, Posts
Posted on mar 19 2019 at 09:43

Muito provavelmente, você já utiliza o aplicativo de mensagens Whatsapp e já entende o quanto [...]

Read More