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COMO COMEÇAR UMA ESTRATÉGIA DE INBOUND MARKETING

Por ZOOM Comunicação

Postado em 30/11/2018

Elaborar uma boa estratégia de Inbound Marketing é importante para atingir objetivos, gerar leads e, consequentemente, aumentar as vendas. O processo deve gerar interesse nas pessoas para transformá-las em possíveis clientes. A ideia é educar os usuários para que cheguem qualificados à equipe de vendas. A estratégia é feita com produção e distribuição de conteúdos relevantes para evolução no funil de vendas.

Confira abaixo alguns itens para começar a implementar o inbound marketing em sua empresa:

 

  • Defina muito bem o objetivo

Você deve estabelecer um objetivo para a campanha, avaliando a situação para um período mínimo de seis meses a um ano para o alcance desta meta. As empresas de pequeno e médio porte devem priorizar metas mais simples, como por exemplo, gerar de 20 a 50 leads qualificados.

 

  • Saiba com quem está falando

Definir a persona é, antes de qualquer coisa, uma das etapas mais essenciais do processo. É neste momento que você descobre para quem deve direcionar a sua comunicação. As personas são perfis semi – fictícios, baseados em estudos reais, que personificam clientes ideais.

 

  • Produza conteúdo relevante

O conteúdo é o primeiro momento para atrair o usuário. A produção e distribuição de conteúdo relevante inicia o processo de educar clientes em potencial. Elabore conteúdos para atenderem a possíveis problemas que sua persona tenha.  Defina os meios e a maneira como esse conteúdo será divulgado.

 

A implementação de uma boa campanha de inbound marketing depende de você precisa compreender todo o processo. Confira:

Atrair

Momento essencial para explicar que o  mais importante é o tráfego certo! É atrair pessoas que se tornem  potenciais clientes.

Já com sua persona bem definida, use algumas ferramentas de atração fundamentais, como o seu próprio Blog.

A utilização de SEO em seus conteúdos em geral, escolher adequadas palavras chaves para serem trabalhadas, ter um site responsivo, criar um calendário editorial (com algumas postagens épicas), postar seus conteúdos em redes sociais e assim por diante.

 

Conversor

Uma vez que as pessoas certas foram atraídas para o site e-ou blog, está na hora de transformá-las em leads, ou seja, em um possível contato qualificado. É necessário deixar algumas informações para sua empresa em troca de algum material que possa agregar algo ao Lead. E-books, whitepapers, webinares e templates são alguns dos modelos de materiais ricos que podem ser oferecidos.

 

Fechar

Nesta fase, o lead qualificado se torna, efetivamente, seu cliente e os seus vendedores precisarão de algumas ferramentas para compreenderem todo o processo seguido pelo lead, podendo assim, ajustar sua abordagem para as necessidades específicas de cada caso.

 

Encantar

O Inbound Marketing é um dos poucos modelos em que o trabalho com o Lead não acaba quando o contrato é vendido. Encantar o cliente significa, não apenas um contrato duradouro, mas também que esse lead passe a ser um divulgador da sua marca.

 

Após entender e programar esses processos, seu negócio  crescerá exponencialmente. Logo, o melhor é começar a elaborar sua estratégia para inbound marketing já.

 

Veja também: HORA DE INVESTIR EM MARKETING DIGITAL

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ZOOM Comunicação

 

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