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BALANÇO PARA VERIFICAR RESULTADOS E ESTABELECER NOVAS METAS

Por ZOOM Comunicação

Postado em 13/12/2017

O balanço é um processo muito importante para verificação de resultados e não deve ficar restrito a um período, como por exemplo, ocorrer somente no fim de ano. O processo é formado por algumas etapas de análise e, portanto, deve ser executado sempre que se quer avaliar se as ações em andamento estão, de fato, gerando os resultados esperados, ou garantirão o cumprimento das metas estabelecidas. As metas são definidas nos planejamentos para propiciarem o alcance dos objetivos propostos. O balanço é fundamental para quem estabelece objetivos e metas. O objetivo é o que se quer alcançar e as metas são as etapas e prazos para realizar o objetivo.

A data para executar esse processo variará diretamente conforme o tipo de negócio ou projeto, assim como, considerar as metas estabelecidas e o período previsto. Entretanto, isso não quer dizer que, necessariamente, deve-se esperar esse tempo pré-estabelecido para realizar um balanço. A análise pode ser executada a qualquer momento que se julgar necessário para avaliar os resultados, como desempenho, comprometimento, ROI (Return Over Investiment) e a própria evolução do processo.

Engana-se quem (empresário, autônomo e gestores em geral, entre outros) acredita que o balanço está vinculado a datas específicas, como fim de ano, ou a uma sazonalidade, variando de quinzenal, mensal, semestral e ou anual, entre outras situações. A definição sobre quando fazer está diretamente vinculada ao tempo que o gestor acredita ser necessário para analisar qualquer etapa do processo, inclusive, produtividade, competências, habilidades e, sempre que for relevante, os resultados.

A execução de um balanço eficiente requer, no mínimo, o levantamento e análise de três aspectos cruciais:

Verificar as metas estabelecidas:

Como já vimos em textos sobre planejamento, aqui mesmo no Blog da ZOOM, você deve elaborar um planejamento e um dos itens importantes é a definição de objetivos com metas claras para seu negócio ou projeto.

Analisar os processos e avaliar o comprometimento ou envolvimento dos colaboradores:

Convide sua equipe para ajudar nesse balanço, retomando as metas estabelecidas e, a partir delas, avaliar como foi a participação, destacando os pontos positivos e negativos, principalmente, o que pode ser melhorado para a etapa seguinte. Deve-se definir novas ações e, se for o caso, novas metas, combinando quem serão os respectivos responsáveis, lembrando-se de redefinir os prazos para cada etapa. Pessoas comprometidas são determinadas, ousadas e corajosas e precisa dessas qualidades para levar o assunto à frente. Sem elas, você será uma pessoa envolvida.

Manual para registro das Melhores Práticas:

À medida que os resultados são alcançados e é possível estabelecer um padrão para o processo, a recomendação é elaborar um Manual para registro das ações executadas com assertividade. O Manual gera um importante ganho de tempo ao otimizar investimentos e apresentar aos colaboradores, principalmente aos inexperientes, o método eficiente para execução que garante melhores resultados com menor prazo e recursos. O colaborador aprende rapidamente e, não, necessariamente, requer um mentor para acompanhamento constante, garantindo, a correta disseminação de uma filosofia eficaz de produtividade.

Um Manual de Boas Práticas requer atualização constante. A revisão de processos para alteração e/ou inclusão de novos modos para incremento da produtividade e resultados é muito importante, uma vez que a realidade é dinâmica. A frequente evolução tecnológica e a capacidade de amadurecimento humano são algumas variáveis desse processo que demonstram como é crucial revisar processos e, sempre que necessário, alterar o Manual.

E aí? Vamos fazer um balanço juntos?

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