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Assessoria de imprensa: 4 caminhos para o sucesso

Por ZOOM Comunicação

Postado em 10/01/2020

Sempre que você assiste TV, escuta rádio ou lê jornais e revistas, poderá observar um profissional abordando alguma área  específica de atuação dele, não é mesmo?!  É provável, em quase 100% desses casos, que essa pessoa, a fonte de informação nessa matéria jornalística tenha sido indicada por uma assessoria de imprensa.

O trabalho de uma assessoria de imprensa é criar, planejar e consolidar a comunicação entre  empresas e-ou profissionais com a mídia de maneira sólida e estruturada sem vínculo com anúncio ou publicidade.  Fomentar ideias e estratégias para alavancar e-ou divulgar produtos e-ou serviços de sua empresa/projeto a função essencial de uma assessoria.

A  presença do seu negócio na mídia espontânea rende mais que somente novos admiradores. Afinal, poderão ser mais clientes conhecendo sua marca, ampliando a possibilidade de fechar negócios e, consequentemente, aumentar muito seu faturamento.

A fonte de informação pode ser, por exemplo um nutricionista respondendo perguntas sobre alimentação saudável ou um engenheiro mecânico abordando a importância da manutenção de equipamentos para evitar acidentes em fábricas. Caso, seu negócio seja na área de fábricas e manutenção.

Muitos empresários ainda têm dúvidas sobre contratar ou não  uma assessoria, resistentes em relação ao custo-benefício ou contratempos. Assim como as empresas são diferentes,  as assessorias de imprensa também são. Os pontos de vista, as estratégias e a maneira de trabalhar  podem ser  distintas.

Pensando na temática e nas dúvidas do mercado sobre a atuação da assessoria de imprensa, indicamos 4 motivos  para você avaliar e  contratar esse tipo de serviço. Então, vamos lá!

 

Quem Não é Visto, Não é Lembrado

Já ouviu falar desse ditado? De fato, quem não é visto, não é lembrado. Em nosso contexto, se sua empresa não aparece, dificilmente,  será reconhecida pelo mercado.

É preciso estar onde os clientes estão. A recomendação é se destacar dos concorrentes para sair na frente. É preciso ser visto, ouvido e conhecido para se tornar relevante em seu segmento.

Dificilmente, alguém ou empresa consegue se manter assim, em contato com os veículos de comunicação, sozinhos, sem uma assessoria de imprensa nos bastidores desse processo.

 

Enfrentando a Crise

Crises são situações comuns nos  ambientes corporativos, muito mais do que se possa imaginar. Estar na mídia é interessante,  mas, nem sempre, acontece de maneira positiva. Afinal, muitas crises internas nas empresas, acabam sendo veiculadas também do lado de fora e comprometem muito a reputação das empresas.

Neste momento, uma assessoria de imprensa auxilia no importante controle do “incêndio” com um  eficaz gerenciamento de crise. Conforme cada caso, a assessoria fará propostas de ações e estratégias, adequando  comunicados e respostas corretas para uma situação delicada e que pode acontecer a qualquer momento, por qualquer motivo, interferindo na credibilidade corporativa. Crise  não é momento de planejamento, mas de administração do processo.

 

Um Trabalho Respeitoso e Conjunto

Ninguém trabalha sozinho e, muito menos, faz sucesso sozinho. Na assessoria de imprensa não é diferente. Um trabalho conjunto envolve as partes na contribuição para garantir um bom desenvolvimento com resultados interessantes. Entender o lado do outro é fundamental. Talvez você seja um excelente gestor, mas um péssimo comunicador.

O trabalho conjunto com a assessoria reduz os temores e complicações para falar em público. Enfrentar as câmeras e microfones são situações trabalhadas aos poucos para você conseguir atender as demandas de entrevistas e estabelecer um relacionamento eficiente com os jornalistas. Um media training pode ser indicado para garantir uma melhor preparação das fontes.

 

Atrair Novos Clientes e Negócios

Saber que o serviço de alguém é bom pode ser relacionado com a quantidade de vezes que  aparece na mídia espontaneamente, sem investimento em anúncios.

Diversos são os casos de pessoas que procuram a empresa ou profissionais depois de assistirem uma entrevista na TV, por exemplo. A inserção como participante na imprensa em geral facilita e, muito, o caminho entre cliente e empresários, proporcionando o crescimento da receita.

 

Quer saber mais informações sobre assessoria de imprensa? Então, vamos conversar!

 

Veja também: Qual a importância de manter a frequência em publicação de vídeos nas redes sociais?

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