O conteúdo é fundamental para a empresa estar sempre em destaque na internet. Os textos devem estar aliados a uma boa estratégia de marketing de conteúdo e promoção para garantirem maior engajamento entre os seguidores da página. Um bom conteúdo qualificado não ajuda em nada, quando não é visto e nem compartilhado pelos seguidores.
O grande entrave para algumas empresas está no fato de não entenderem a importância e a mecânica de uma promoção de conteúdo em redes sociais. Muitas vezes, os gestores encaram o segmento da comunicação como um gasto e não como um investimento, interrompendo o processo, quando não apresenta resultado mediato.
A promoção de conteúdo nas redes sociais ou de uma página requer um tempo de, no mÃnimo, seis meses para alcançar os primeiros resultados. É preciso entender que não é da noite para o dia que se constrói a reputação de uma empresa na internet. É como diz o velho ditado: Roma não foi feita em um dia, não é mesmo?
Evite cair nas egométricas
A análise de métricas é uma boa ferramenta para demonstrar que o investimento está gerando resultados. O processo deve ser feito corretamente, caso contrário, afetará a medição da evolução real do engajamento. Os indicadores focados somente em números de vaidade são chamados de egométricas.
Uma postagem com várias curtidas, visualizações ou seguidores não será considerada engajada, caso não gere compartilhamentos ou conversões para o site. Existem outras métricas, muito mais relevantes para analisar todo o processo de comunicação de uma empresa. Várias empresas já usam o Return Over Investiment  (ROI), ou retorno sobre o investimento. A métrica tem a capacidade de apontar quanto a empresa está lucrando e se beneficiando com os investimentos realizados.
A mensuração do ROI em gestão de redes sociais é um desafio, pois requer atenção do comunicador sobre todas as atualizações, novas ferramentas e funcionalidades para demonstrar que o seu trabalho está gerando resultados. Infelizmente, muitas empresas ainda não entenderam o valor das redes sociais e não adianta ter um blog legal ou um conteúdo bacana se não está sendo promovido corretamente.
Uma relação duradoura
Algumas empresas não valorizam a gestão de conteúdo em redes sociais. Como muitos gestores encaram a comunicação como um gasto, acabam optando por colocarem pessoas inexperientes e sem a prática necessária em comunicação para gerir um canal virtual. Mais que uma fonte de informação, as redes sociais se tornaram a principal porta de comunicação entre empresa e consumidores.
As marcas que administram eficientemente as redes sociais ganham mais que fãs nas páginas, ou seja, potenciais aliados. Os clientes satisfeitos ajudam na divulgação espontânea, pois se sentem estimulados a falar bem da empresa.
É importante estabelecer uma relação de confiança com os seguidores, pois podem ser divulgadores espontâneos, ao mesmo tempo, destruidores de reputação. A empresa deve ter sensibilidade para revisar todo o conteúdo antes de postar, evitando possÃveis crises no processo de comunicação.  As pessoas estão cada vez mais engajadas, tanto positiva, quanto negativamente.