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A importância de ter a sua buyer persona bem definida para o sucesso do seu negócio

Por ZOOM Comunicação

Postado em 25/01/2019

Você sabe o que é buyer persona?  O buyer persona é a representação do seu consumidor ideal, ele é representado por um personagem fictício, criado para representar os diferentes tipos de usuários dentro de um alvo demográfico.

Antes de falarmos mais sobre o assunto, vamos falar um pouco sobre a importância das redes sociais para as empresas. Uma presença significativa nas redes sociais é essencial para manter a notoriedade de um negócio. Uma pesquisa da revista Exame revelou que 62% dos consumidores têm as mídias digitais como principal influência durante a jornada de compra, ou seja, antes mesmo de efetivar a compra de um determinado produto.

Mas para que a sua estratégia no ambiente digital dê certo é preciso ter bem definido a sua buyer persona, pois ela irá te nortear a criar todas as estratégias necessárias para que a sua comunicação seja certeira.

Como eu consigo atingir o meu consumidor ideal?

Comunicar na internet é lidar a todo o momento com milhões de pessoas de perfis diferentes, por isso, é muito importante que a sua comunicação seja feita de maneira correta para conseguir entregar a sua mensagem para o seu potencial cliente.

Mas como eu consigo levar a minha mensagem exatamente para o meu possível cliente? Através de uma técnica chamada “Buyer persona”, que resumidamente são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico. Mas como eu defino esse tipo de perfil?

Como definir o perfil da minha buyer persona?

Através de pesquisas com os seus colaboradores e também através de pesquisas externas, para conhecer o perfil ideal dos seus consumidores. Mas atenção fique tranquilo caso a pesquisa aponte um resultado totalmente diferente do que você imaginava, muitas vezes durante esse processo muitas pessoas acabam descobrindo que o processo de comunicação de seus negócios não estavam sendo feito de forma correta.

Exemplo de buyer persona

Para exemplificar vamos usar uma loja de roupas

João, 27 anos, graduado em administração de empresas, trabalha como executivo em uma empresa de grande porte. Solteiro, mora sozinho no seu apartamento em um bairro de classe alta. Precisa de uma loja de rupas que ofereça peças de qualidade, já que o cargo que ele exerce na empresa exige sempre roupas de qualidade.

Não confunda buyer persona com publico alvo

É muito normal confundir os dois termos, mas muito cuidado, cada um tem o seu significado e entender o que cada um representa é de muita importância para que se tenha sucesso no processo de comunicação.

Enquanto que a definição de publico alvo é muito mais ampla e engloba um número maior de perfis de pessoas, a buyer persona apresenta características mais conclusivas e ricas, facilitando a criação de estratégias personalizadas.

Bom, agora que você já conhece a importância e o que é o buyer persona é hora de botar a mão na massa e produzir todo o material de Marketing para o seu negócio, não é? E você sabe que pode contar com toda a equipe multidisciplinar da Zoom para te auxiliar em todo o processo. Preencha o seu email e vamos marcar uma conversa? Afinal, a solução não esta pronta, vamos fazer juntos?

 

Veja também: Como fazer uma gestão de crise digital?

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